| Quadro de defesas 2024

Relação de defesas públicas das dissertações e os respectivos produtos de intervenção realizados em 2024.

Orientanda(o) Dissertação Produto educacional Orientador(a) Data da defesa Link Educapes
Fernanda Florindo de Souza
Matemática e interdisciplinaridade: um estudo da educação financeira no Ensino Fundamental”
Projeto Práticas Pedagógicas, na vertente da educação financeira
Dr Michel da Costa
05/03/2024
Renata de Lima Zuliani
Avaliação diagnóstica sobre Geografia e História no 4º ano do Ensino Fundamental: análise sobre as consequências da pandemia na aprendizagem das Ciências Humanas
Catálogo de atividades interdisciplinares na área das ciências humanas para professores polivalentes
Dr Alberto Luiz Schneider
06/04/2024
Arnaldo Hottz Baptista
O uso da metodologia chinesa para alunos com transtorno do espectro autista(TEA) utilizando o recurso tecnológico Jamboard
Perfil na Rede Social Instagran para aprimorar os conhecimentos da matemática chinesa para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)
Dr Thiago Simão Gomes
19/04/2024
Nycolle de Oliveira Grilo
Perspectivas interculturais no Ensino Fundamental Multisseriado da Escola Indigena Aguapeu: um olhar sobre a Prática do Professor Indígena e a Educação na Aldeia
Saberes do Territorio Local-Material Didático de perspectiva aberta para docentes de escolas indígenas
Dr Alberto Luis Schneider
03/05/2024
Walquiria Carneiro Silva Benicio
As literaturas africanas e afro-brasileiras como contribuições na formação dos alunos de 9º ano: reconhecimento e pertencimento de um povo
Oficinas de literatura e análise de contos africanos e afro-brasileiros para formação antirracista dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
Dra Giselle Larizzatti Agazzi
04/06/2024
Geraldo Manoel da Silva Filho
Matemática no Ensino Fundamental: um estudo concernente ao Pensamento Algébrico
Guia de Orientações Pedagógicas: O pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Dr Michel da Costa
13/06/2024
Rosangela de Oliveira Matos
Pratica docente de leitura em sala de aula no 3º ano do ensino fundamental- um desafio para coordenadores e professores em tempos de retomada das aulas
Letramentos na escola- pautas formativas para professores em HTPC e sugestões de atividades de leitura
Dr Irene da Silva Coelho
14/06/2024
Mariana de Paula Caetnao
Estratégias didáticas na área de Historia para práticas inclusivas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola de São Vicente/SP
Uma proposta de sequência didática inclusiva: abordagem baseada no desenho universal aplicado à aprendizagem e na leitura de imagens para a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista
Dr Abigail Malavasi
24/06/2024
Michelli Analy de Lima Rosa
A educação dos surdos e o uso da Língua Brasileira de Sinais(libras) na prática docente no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Cubatão
Guia Orientativo-surdez: reflexões e possibilidades
Dr Abigail Malavasi
24/06/2024
Marcio Tonelli Bernardes
Jogos e brincadeira no Ensino Fundamental – trabalhando os jogos cooperativos no recreio e a convivência na escola
Jogos coopertativos – sequência didática para educadores no Ensino Fundamental
Dr Elisete Gomes Natário
25/06/2024
Raquel Meneses de Lima
A dança e a cultura regional nas aulas de Educação Fisica e sua contribuição para a aplicação do conhecimento dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Prática interdisciplinar: a cultura regional, a dança e as áreas do conhecimento em diálogo no ensino fundamental
Dr Irene da Silva Coelho
25/06/2024
Wagner dos Santos
Os memes de internet na formação continuada docente: uma proposta para a construção de um letramento crítico e reflexivo com professores do 9º ano de uma escola pública municipal
Oficina pedagógica : o meme de internet vai além de boas gargalhadas
Dr Gerson Tenório dos Santos
26/06/2024
Caroline Sati Muller
Gestão do Ensino: um olhar para docentes e para os recursos didaticos
O blog educacional como recursos didático
Dr Mariangela Camba
27/06/2024
logo3d.png

MESTRADO UNIMES
Práticas docentes no ensino fundamental