Dissertações e Quadro de produtos

Dissertações e Quadro de produtos

DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2017 DA TURMA DE 2015

MESTRADO PROFISSIONAL PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mestre Dissertação Produto
Material Educacional*1
Validado por Banca de
Dissertação*2
Data
MARIA DE LOURDES MEDEIROS BATISTA TÍTULO
PROJETO SANTOS JOVEM DOUTOR – UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO
MATERIAL EDUCACIONAL

 

PROJETO JOVEM DOUTOR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO.

Classificação
Atividade de extensão: Oficina permanente do Projeto Jovem Doutor para os alunos do ensino fundamental – uma aprendizagem significativa em saúde no ensino básico.

Objetivo
Promover a aprendizagem significativa de conceitos sobre o corpo humano e etiqueta respiratória e higienização do corpo e bucal em alunos do ensino fundamental.

ORIENTADORA

 

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

Banca

Prof. Dr. Chao Lung Wen FCM/USP

Prof. Dra. Renata Barrocas UNIMES

Suplente

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho UNIMES

23/08/17
CLÁUDIA REGINA BAZOLI SILVA VILLAR TÍTULO
A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA
MATERIAL EDUCACIONAL

 

APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO A PLATAFORMA KHAN ACADEMY

Classificação

Mídias Educacionais – Acesso livre (on line)

Objetivo

Servir como ferramenta de divulgação e acesso a plataforma Khan Academy, contribuindo com o aprendizado matemático de nossos alunos, e contribuindo também para incentivar POIE’s e professores de Matemática a fazer o uso da plataforma com conhecimento e apropriação dos recursos oferecidos por ela, podendo assim, interagir com seus alunos, mediando o conhecimento e uso de recursos tecnológicos.

Promover por meio de comentários disponibilizados no blog, a interação, o apoio, a aproximação, a troca de experiências, seja entre aluno e professor; aluno e aluno; professor e professor.

ORIENTADOR

 

Prof. Dr. Thiago Simão Gomes

Banca

Prof. Dra. Simone Rodrigues Batista

Prof. Dra. Renata Barrocas

Suplente

Prof. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

28/08/17
CRISTIANE AMARO DA SILVA SANTOS TÍTULO
PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA) EM UMA UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SANTOS
MATERIAL EDUCACIONAL
BLOG:TEA…ANDO COM AMOR E TRAÇANDO CONHECIMENTO

 

Classificação
Mídias Educacionais – Acesso livre (on line)

Objetivo

Elaborar um blog para auxiliar professores, pais e profissionais a terem diversas informações sobre a criança com TEA;Trazer ao conhecimento os cursos, artigos, atividades pedagógicas e livros que ajudem na ampliação sobre o TEA;Criar um canal de comunicação para partilhar as novas descobertas sobre a criança com TEA e seu desenvolvimento no espaço escolar;

ORIENTADOR
Prof. Dr. Thiago Simão Gomes

 

Banca

Prof. Dra. Eva Cristina de C. Souza Mendes

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

Suplente

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

31/08/17
ROSEMEIRE SILVA RITTES TÍTULO
A ADESÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL E OS REFLEXOS NA ESCOLA
MATERIAL EDUCACIONAL
CAFÉ CONSERTO E OUTRAS SUGESTÕES DE AÇÕES

 

Classificação

Atividades de extensão (oficina)

Objetivo

O objetivo é apontar a importância da participação dos pais nas unidades escolares de ensino municipais através de Oficinas com base na experiência do Café Conserto. Através de suas habilidades profissionais, a proposta é que os pais interajam nas unidades escolares promovendo consertos de objetos, aparelhos eletrônicos, ensino de artesanato, orientação sobre temáticas que são emergenciais na comunidade do entorno. Através de uma troca que parta de suas experiências de vida promover uma relação de afeto com o ambiente escolar, transformando a escola em um lugar topofilico à comunidade. Promover ações de integração que transformem a escola em um local de encontro, troca de vivencias do cotidiano e aprendizagem.

ORIENTADORA
Prof. Dra. Renata Barrocas

 

Banca

Prof. Dra. Sylvia Maria Corrêa da Rocha Homem Bittencourt

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

Suplente

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

31/08/17
BRUNO FERREIRA ANDREOLI BISPO TÍTULO
O ENSINO DE ARTE EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: PROJETO SANTOS À LUZ DA LEITURA
MATERIAL EDUCACIONAL
O ENSINO DE ARTE EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: PROJETO SANTOS À LUZ DA LEITURA

 

Classificação
Proposta de Ensino
Atividades de extensão (oficina)

Objetivo

Estabelecer através da avaliação formativa, formas de mensurar e acompanhar o processo de construção do conhecimento proposto pelos projetos “Santos à Luz da Leitura”, promovendo a participação dos alunos nas tomadas de decisões. Vale salientar, que este projeto atinge todas as unidades de ensino municipais. Buscar na avaliação formativa resultados que promovam esta troca através de três procedimentos: feedback coletivo durante a exposição de arte; mediação da exposição com a participação dos alunos; criação de um portfólio como uma ferramenta crítica e reflexiva sobre o projeto no ano corrente e de sugestões para o próximo ano letivo. As escolas de período integral adequam-se a esta proposta de participação dos alunos e representam uma importante amostra do número total de alunos da rede.

ORIENTADORA
Prof. Dra. Renata Barrocas

 

Banca

Prof. Dr. Gazy Andraus

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

Suplente

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

01/09/17
LILIANE ANGERAMI DE SOUZA TÍTULO
A FORMAÇÃO DO GESTOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
MATERIAL EDUCACIONAL
GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Classificação
Proposta de Ensino: Curso de Pós-graduação em Gestão Escolar (Lato Sensu)

Objetivo

Consolidar o desenvolvimento de competências para o exercício da Gestão, formando equipes qualificadas de dirigentes educacionais.Esta proposta visa aprofundar os conhecimentos acadêmicos em gestão, promovendo sua educação continuada, formando profissionais qualificados para atuarem na Gestão Escolar.

ORIENTADORA
Prof. Dra. Luana Carramillo Going

 

Banca
Prof. Dr. Nildo Alves Batista
Prof. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

SuplenteProf. Dra. Renata Barrocas

05/09/17
MÁRCIA DE CASTRO CALÇADA KOHATSU TÍTULO
A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTOS: ELO ENTRE SUJEITOS E SABERES
MATERIAL EDUCACIONAL
A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTOS: ELO ENTRE SUJEITO E SABERES

 

Classificação
Proposta de ensino: Programa de Formação de professores da Rede Municipal de Santos sobre Interdisciplinaridade da Escola de Tempo Integral

Objetivo

Formar profissionais da Educação de Tempo Integral com o foco de integrar o currículo por meio da gestão democrática, dos projetos e das práticas colaborativas interdisciplinares referentes a objetivos comuns, promovendo mostras de estudos que valorizem o conhecimento, a cultura e as experiências advindas de um aprendizado significativo para os estudantes e a comunidade, na construção do Projeto Politico Pedagógico.

ORIENTADORA
Prof. Dra. Luana Carramillo Going

 

Banca

Prof. Dra. Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches

Prof. Dra. Selma Martinez Rodrigues de Lara

Prof. Dra. Mariângela Camba

Suplente
Prof. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

11/09/17
PATRÍCIA RODRIGUES CARVALHO DOS REIS TÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES – TPACK E A RELEVÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL
AMBIENTE VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE REDES E SABERES

 

Classificação

Proposta de Ensino: Ambiente Virtual Aberto para compartilhamento de estudos sobre TPACK

Objetivo

Dar início a um processo de formação docente que ressalte a relevância das tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental deu-se a criação de uma sala de formação docente, chamada Redes e Saberes, estruturada em um ambiente virtual de aprendizagem, na plataforma Moodle. Apesar de ser um portal particular, hospedado pelo Grupo de Desenvolvimento e Formação LTechnology, a sala pode ser acessada por qualquer pessoa interessada, mediante a um cadastro. A Redes e Saberes está disponível no endereço: http://bit.ly/2tRL1Lr.A escolha pela plataforma online Moodle se deu pela sua filosofia de software livre e pela pluralidade dos recursos que ela oferece.

ORIENTADORA
Prof. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

 

Banca

Prof. Dra. Adriana Rocha Bruno

Prof. Dra. Dra. Mariângela Camba

Suplente Prof. Dr. Thiago Simão Gomes

14/09/17
PAULA NETTO TEIXEIRA TÍTULO
A AVALIAÇÃO DA LEITURA E OS DESAFIOS DO PROFESSOR – O ACOMPANHAMENTO E MELHORIA DO PROCESSO NO 3ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL
GUIA DE AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Classificação

MATERIAL TEXTUAL: PROPOSTA DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM:GUIA DE AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Objetivo

Ao conhecer como é o processo de avaliação e o acompanhamento da aprendizagem da leitura no 3º ano do EF I em escola municipal de Santos e verificar se a prática realizada retoma e promove a aprendizagem do aluno, criamos um produto cujo objetivo é subsidiar práticas avaliativas de leitura dirigida a professores e escolas que favoreçam as aprendizagens de todos os alunos, mas respeitando suas individualidades.

ORIENTADORA

 

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

Banca

Prof. Dr. Fabio Giordano

Prof. Dra. Renata Barrocas

Suplente

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

18/09/17
CLAIRE MARGARET DE JESUS GIOVANI TÍTULO
A PRÁTICA DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE SÓCIO MORAL EM SALA DE AULA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTA
MATERIAL EDUCACIONAL
CURSO: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES EM DESENVOLVIMENTO MORAL EM PROL DE UM AMBIENTE SOCIOMORAL EM SALAS DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Classificação

Atividade de extensão: Curso de Formação para professores em desenvolvimento moral em prol de um ambiente sociomoral em salas de aula no ensino fundamentalObjetivoRealizar um curso de formação em serviço sobre ambiente sociomoral em sala de aula para professores de escola pública de Santos-SP

ORIENTADORA

 

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

Banca

Prof. Dra. Elvira Aparecida Simões Araújo DP/UNITAU

Dra. Luana Carramillo Going UNIMES

Suplente

Prof. Dra. Mariângela Camba UNIMES

18/09/17
CRISTINA TORQUATO TÍTULO
O PAPEL DA AVALIAÇÃO E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL EDUCACIONAL

 

Classificação

MATERIAL TEXTUAL

GUIA DE AÇÕES PARA APRIMORAR A PRÁTICA DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS – ACOMPANHAMENTODA LEITURA E ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA ESCOLA.

Objetivo

A partir da identificação das competências e habilidades leitoras que os alunos do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Municipal de Educação (UME) Pedro II apresentaram nas provas, e após identificar quais procedimentos e intervenções são necessários para garantir o avanço e o domínio na prática de leitura, criamos um guia as ações desenvolvidas por vários sujeitos na escola como: equipe gestora, coordenador pedagógico, professores, funcionários, pais e alunos, na busca de aprimorar as práticas leitoras que possibilitem ao aluno ajustar sua leitura a diferentes objetivos, empregando os procedimentos adequados a cada situação e apresentar sugestões de ações relacionadas às questões de infraestrutura na unidade escolar que possibilitem a reorganização de espaços para serem utilizados em ações de leitura extraclasse.

ORIENTADORA

 

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

Banca

Prof. Dra Dra. Norma Seltzer Goldstein

Prof. Dra. Mariângela Camba

Suplente

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

20/09/17
SAMANTA CASSURIAGA CARVALHO NORONHA TÍTULO
A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO – NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS
Curso em plataforma AVA: IDEIAS PRÁTICAS PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/page.php?178

 

Classificação

ATIVIDADE DE EXTENSÃO
Curso em plataforma AVA: Ideias práticas para atuar com alunos surdos no ensino regular cujo público-alvo são Professores da Educação Básica compreendendo o Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Santos e, havendo vagas, para os demais interessados preferencialmente professores do ensino fundamental I em exercício.

Objetivo

Apresentar propostas teóricas e principalmente práticas para o professor que atende ao aluno surdo de inclusão em sala de aula e nos demais âmbitos da escola regular, oferecendo subsídios para uma prática pedagógica qualificada.

ORIENTADOR
Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

 

Banca

Prof. Dra. Andrea Jurdi

Prof. Dra. Elisete Gomes Natário

Suplente

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

21/09/17
DEBORA GIL SOUZA TÍTULO
ALCANCES E LIMITES DA AÇÃO FORMATIVA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA
MATERIAL EDUCACIONAL
AÇÕES NORTEADORAS PARA O TRABALHO FORMATIVO DOS CPS NA ESCOLA

 

Classificação

Proposta de Ensino : Curso de formação para Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Santos discutindo pautas formativas, organização do trabalho pedagógico e ações formativas no espaço escolar na perspectiva da discussão sobre redes colaborativas.

Objetivo

Sistematizar possíveis ações de intervenção a partir dos achados da pesquisa, reposicionando o papel do CP como formador dentro da escola e estabelecendo uma rede colaborativa que potencialize e apoie esse trabalho.

ORIENTADOR

 

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

Banca

Prof. Dr. Guilherme Val Toledo Prado

Prof. Dra. Abigail Malavasi

Suplente

Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider

22/09/17
MARIA ISABEL DE ABREU SOUZA TÍTULO
A SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS SALAS DE AULA INCLUSIVAS
MATERIAL EDUCACIONAL
TRANSFORMANDO A ESCOLA NUM ESPAÇO PARA TODOS: A SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR

 

Classificação

Proposta de Ensino: Programa de Formação de professores, intérpretes, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Santos sobre proposta bilíngue de ensino para alunos Surdos.

Objetivo

O objetivo do curso de formação em escolas da Rede Municipal de Santos é relacionar teoria e prática voltada a proposta Bilíngue, discutir assuntos relacionados ao trabalho inclusivo com alunos surdos que ocorrem na própria escola pesquisada e fora dela, realizar práticas em Libras e produzir através de oficinas, atividades pedagógicas dinâmicas e adequadas, estimulando a criação de espaço para debates entre professores, intérpretes, coordenadores e gestores

ORIENTADORA
Prof. Dra. Elaine Marcílio Santos

 

Banca

Prof. Dra. Valéria Batista

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos

Suplente

Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider

25/09/17

JANETE RODRIGUES QUINTELA CABOCLO TÍTULO
OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR: PRÁXIS E INTERVENÇÃO NOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA – PROVA BRASIL A MUDANÇA DESEJADA NO CONTEXTO ESCOLAR
MATERIAL EDUCACIONAL
A MUDANÇA DESEJADA NO CONTEXTO ESCOLAR OFICINAS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL – OCAP

 

Classificação

Atividades de extensão: Oficinas estruturadas em estudos compartilhados onde se contemplam estudos e reflexões sobre o tema abordado. Os encontros serão presenciais para gestores da rede municipal de ensino.

Objetivo

Sensibilizar e conscientizar os Gestores para a articulação e intervenção necessárias nos resultados de desempenho dos alunos, constatados na prova Brasil, a partir de um avanço na concepção de gestão para democrática, que se fundamente na participação de todos os envolvidos, em substituição às tendências da gestão gerencial e conservadora, constatadas na Rede Municipal de Ensino.

ORIENTADORA

 

Prof. Dra. Elaine Marcílio Santos

Banca

Prof. Dra. Francisca Eleodora Santos Severino

Prof. Dra. Elisabeth dos Santos Tavares

Suplente

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

31/10/17
CRISTIANE GIUSTI VARGAS TÍTULO
CONTRIBUIÇÃO AO PROFESSOR PESQUISADOR: PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS REFERENTES AO FRACASSO ESCOLAR
MATERIAL EDUCACIONAL
PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA COEDUCAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO

 

Classificação

Atividades de Extensão: Oficina

Objetivo

Apresentar um plano de ação para a discussão do conceito de coeducação aos profissionais do ensino fundamental da rede municipal santista. Através do uso da linguagem de vídeos e de leituras baseadas na proposta bibliográfica desta dissertação, nossa proposta é a de promover na escola momentos de reflexão sobre a importância das condutas que envolvem a coeducação.

ORIENTADORA

 

Prof. Dra. Renata Barrocas

Banca
Prof.. Dra. Elizabeth de Souza Machado Hess

Prof. Dra. Luana Carramillo Going

Suplente

Prof. Dra. Irene da Silva Coelho

01/12/17
ELAINE KIVITS DA GRAÇA TÍTULO
PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE SANTOS
MATERIAL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE SANTOS

 

Classificação

Proposta de Ensino: Programa de Formação de professores de EJA da Rede Municipal de Santos numa perspectiva freiriana sobre uma proposta de ensino em EJA voltada às características do público atendido no município.

Objetivo

A proposta de intervenção objetiva pesquisar na política educativa quais são as diretrizes apontadas em relação à formação de professores para atuar na EJA; investigar a formação de professores de EJA; conhecer as necessidades formativas do professor que atua na EJA; identificar as dificuldades dos professores no momento de atuação docente em salas de EJA e avaliar o impacto da formação continuada no cotidiano da sala de aula.

ORIENTADORA

 

Prof. Dra. Abigail Malavasi

Banca
Prof. Dra. Simone Rodrigues Batista

Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santo

Suplente

Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider

11/12/17

*1 De acordo com as orientações da Tabela 14, p.43 – Pontuação para Programas Profissionais e Acadêmicos

*2 De acordo com as orientações da Tabela 15, p.45 item 1 – Como classificar os materiais educacionais de mestrado profissional da Área de Ensino

 

Quadro de Defesas 2015 a 2017

Quadro de Defesas

DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2017 DA TURMA DE 2015

MESTRADO PROFISSIONAL PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

TEMA DA DISSERTAÇÃO

ORIENTANDO

ORIENTADOR

DATA

PRODUTO

LINK EDUCAPES

01

Projeto Santos Jovem Doutor – uma aprendizagem significativa em saúde no ensino básico

MARIA DE LOURDES MEDEIROS BATISTA

DRA.ELISETE GOMES NATARIO

23/08/2017

PROJETO JOVEM DOUTOR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SAÚDE NO ENSINO BÁSICO

02

A utilização da Plataforma Khan Academy no Laboratório de Informática: contribuições para o aprendizado de Matemática

CLAUDIA REGINA BAZOLI SILVA VILLAR

DR.THIAGO SIMAO GOMES

28/08/2017

BLOG: APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA UTILIZANDO A PLATAFORMA KHAN ACADEMY

03

A adesão da família no processo educacional e os reflexos na escola

ROSEMEIRE SILVA RITTES

DRA.RENATA BARROCAS

31/08/2017

OFICINA: CAFÉ CONSERTO E OUTRAS SUGESTÕES DE AÇÕES

04

Perspectiva da formação docente no ensino do aluno com transtorno do espectro autismo (TEA) em uma unidade escolar do município de Santos

CRISTIANE AMARO DA SILVA SANTOS

DR.THIAGO SIMAO GOMES

31/08/2017

BLOG: TEA…ANDO COM AMOR E TRAÇANDO CONHECIMENTO

05

O ensino de arte em projetos interdisciplinares: Projeto Santos à luz da Leitura

BRUNO FERREIRA ANDREOLI BISPO

DRA.RENATA BARROCAS

01/09/2017

O ENSINO DE ARTE EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES: PROJETO SANTOS À LUZ DA LEITURA

06

A formação do gestor no curso de Pedagogia da Universidade Metropolitana de Santos

LILIANE ANGERAMI DE SOUZA

DRA.LUANA CARRAMILLO GOING

05/09/2017

GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

07

A escola de tempo integral no município de Santos: Elo entre sujeitos e saberes

MARCIA DE CASTRO CALCADA KOHATSU-

DRA.LUANA CARRAMILLO GOING

11/09/2017

A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTOS – ELO ENTRE SUJEITOS E SABERES

08

Formação de professores – a relevância das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental

PATRICIA RODRIGUES CARVALHO DOS REIS

DRA.ELISABETH DOS SANTOS TAVARES

14/09/2017

AMBIENTE VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE REDES E SABERES

09

A avaliação da leitura e os desafios do professor – o acompanhamento e melhoria do processo no 3ª ano do ensino fundamental

PAULA NETTO TEIXEIRA

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

18/09/2017

GUIA AVALIAÇÃO DE LEITURA PARA O 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

10

A prática docente na construção de um ambiente sócio moral em sala de aula do 6º ano do ensino fundamental

CLAIRE MARGARET DE JESUS GIOVANI

DRA.ELISETE GOMES NATARIO

18/09/2017

A PRÁTICA DOCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE SOCIOMORAL EM SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL

11

O papel da avaliação e da coordenação pedagógica no aprimoramento das práticas de leitura no ensino fundamental

CRISTINA TORQUATO

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

20/09/2017

GUIA DE AÇÕES PARA O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

12

A inclusão do aluno surdo – necessidades formativas do professor da rede municipal de santos

SAMANTA CASSURIAGA CARVALHO NORONHA

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

21/09/2017

IDEIAS PRÁTICAS PARA ATUAR COM ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

13

Alcances e limites da ação formativa do coordenador pedagógico na escola

DEBORA GIL SOUZA

DRA.GERSON TENORIO DOS SANTOS

22/09/2017

AÇÕES NORTEADORAS PARA O TRABALHO FORMATIVO DOS CPS NA ESCOLA

14

A surdez no contexto escolar das políticas públicas às salas de aula inclusivas

MARIA ISABEL DE ABREU SOUZA

DRA.ELAINE MARCILIO SANTOS

25/09/2017

TRANSFORMANDO A ESCOLA NUM ESPAÇO PARA TODOS - A SURDEZ NO CONTEXTO ESCOLAR

15

Os desafios do gestor escolar: praxis e intervenção nos resultados da avaliação externa-prova Brasil e mudança desejada no contexto escolar

JANETE RODRIGUES QUINTELA CABOCLO

DRA.ELAINE MARCILIO SANTOS

16/10/2017

A MUDANÇA DESEJADA NO CONTEXTO ESCOLAR: OFICINAS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL - OCAP

16

Relações entre a questão de gênero na escola e o desempenho escolar: conceitos , estado da arte e proposta de coeducação de base reflexiva

CRISTIANE GIUSTI VARGAS

DRA.RENATA BARROCAS

01/12/2017

PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DA COEDUCAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO

17

Perspectivas na formação continuada do professor de Educação de Jovens e Adultos do município de Santos

ELAINE KIVITS DA GRACA

 DRA.ABIGAIL MALAVASI

11/12/2017

FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE SANTOS

Quadro de Defesas 2018

Quadro de Defesas

RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2018 – TURMA II

TEMA DA DISSERTAÇÃO

ORIENTANDO

ORIENTADOR

DATA

PRODUTO

LINK EDUCAPES

18

A informática educativa e o gênero fabula como instrumentos de ensino-aprendizagem para alunos com dificuldades de produção de texto

LUCILENE COSTA RIBEIRO

DR.GERSON TENORIO DOS SANTOS

19/02/2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO GÊNERO FÁBULA DESTINADA A ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A PLATAFORMA EDMODO

19

Ensino-aprendizagem de língua estrangeira no ensino fundamental – eja digital santos por intermédio de histórias em quadrinhos

SIMONE SANTOS DO AIDO

DR.GERSON TENORIO DOS SANTOS

01/03/2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O TRABALHO EM LÍNGUA INGLESA NA EJA DIGITAL SANTOS - CICLO II

20

O livro didático e sua relação dialética no ensino aprendizagem

VALDIR FRANCISCO DA SILVA FILHO

DR.ALBERTO LUIZ SCHNEIDER

09/03/2018

O LIVRO DIDÁTICO E SUA RELAÇÃO DIALÉTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM

21

A prova brasil e os reflexos nas práticas docentes

PAOLO CIVITA

DRA.MARIANGELA CAMBA

19/03/2018

A PROVA BRASIL E OS REFLEXOS NAS PRÁTICAS DOCENTES

22

Da arte rupestre à arte urbana: um novo olhar sobre o ensino da arte no ensino fundamental

VALERIO DA LUZ OLIVEIRA

DRA.ELISABETH DOS SANTOS TAVARES

26/03/2018

A ARTE URBANA BRASILEIRA

23

Musica e movimento no ensino fundamental

IVANILDE LOURENCO PASSOS

DR.GERSON TENORIO DOS SANTOS

26/03/2018

MÚSICA E MOVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO POR MEIO DA SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIA DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO

24

Estou aqui para aprender , desenhar é coisa de criança

CARLA BAZILIO DE SOUZA

DRA.LUANA CARRAMILLO GOING

27/03/2018

RELEITURAS DA VIDA

25

Uso do genero jornalistico para analise da segregação espacial nas salas de geografia: e exemplo de santos/sp

MARIA DE FATIMA SANTOS CONDE AMIEIRO

DRA.RENATA BARROCAS

02/04/2018

PRODUÇÃO DE VÍDEO E BANNERS ITINERANTES: VERTICALIZAÇÃO EM SANTOS, SP

26

As tecnologias de informação e comunicação como fator motivacional no ensino fundamental

JUCELIA DA CRUZ

DRA.ELISABETH DOS SANTOS TAVARES

09/04/2018

DESAFIO TECNOLÓGICO

27

Narrativas de suspense no ensino fundamental ii-rodas de leitura em espaços alternativos

ANGELICA CARREIRA BELA ALVES

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

09/04/2018

NARRATIVAS DE SUSPENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL II ? RODAS DE LEITURA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS

28

O diretor escolar e a formaçao dos professores na escola de ensino fundamental : compromisso social e politico

IVANA CORREA DE SOUZA FAOUR

DRA.MARIANGELA CAMBA

09/04/2018

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR SANTOS

29

Leitura De Contos E Fábulas Africanos, Indígenas E Europeus- Uma Proposta Interdisciplinar Para O 6º Ano Do Ensino Fundamental

ONORIVAL DE ALMEIDA DOIN

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

16/04/2018

LEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS ? UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

30

Material de lingua portuguesa na educação de jovens e adultos digital de santos-considerações à luz da aprendizagem significativa

IZABELLA CUSTODIO DIAS

DRA.ELISETE GOMES NATARIO

17/04/2018

MATERIAL INSTRUCIONAL DE APOIO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

31

A pratica da capoeira nos anos inicias do ensino fundamental: uma proposta interdisciplinar

MARCIO RODRIGUES DOS SANTOS

DR.ALBERTO LUIZ SCHNEIDER

18/04/2018

A PRÁTICA DA CAPOEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINOFUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

32

A gestão na escola de tempo integral integral -trilhando os caminhos no municipio de santos

ELIANA APARECIDA MIRANDA PAULO

DRA.LUANA CARRAMILLO GOING

19/04/2018

GESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

33

´Desafios e perspectivas da docência para a atuação no projeto atendimento pedagógico domiciliar

MARIA EMILIA ARAUJO FRANCA DE ABREU

DRA.ABIGAIL MALAVASI

23/05/2018

APD DIGITAL – O SEU E-BOOK INCLUSIVO

34

Para além das representações de indisciplina e de curriculo: e as crianças como ficam?

JANICLEIDE FEITOSA MAIA SIMOES

DRA.MARIANGELA CAMBA

28/05/2018

PARA ALÉM DAS REPRESENTAÇÕES DE INDISCIPLINA E DECURRÍCULO: E AS CRIANÇAS COMO FICAM

35

A Percepção De Docentes Sobre O Processo De Ensino Aprendizagem Dos Alunos Do 1º E 2º Anos Do Ensino Fundamental-Proposições Pedagógicas Significativas

PAULA FAUSTINO NETO

DRA.ELISETE GOMES NATARIO

22/06/2018

MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O PROFESSOR DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS HIPÓTESES DA ESCRITA

36

Expandindo horizontes: a teoria das inteligências múltiplas para aprendizado da língua inglesa na escola pública

FATIMA APARECIDA MARINHO COELHO

DR.GERSON TENORIO DOS SANTOS

16/08/2018

VIAJANDO PELAS INTELIGÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO POR PROJETOS DE LÍNGUA INGLESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

37

Proposta de formação contnuada em linguagem gráfica e cartográfica para o professor do terceiro ano do ensino fundamental

ERICA STACHERA

DRA.RENATA BARROCAS

30/08/2018

PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LINGUAGEM GRÁFICA E CARTOGRÁFICA PARA O PROFESSOR DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

38

Programa mais educação: do discurso à prática no município de santos-sp

ROSANGELA FORTUNATO PRIETO

DRA.ELISABETH DOS SANTOS TAVARES

22/11/2018

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTOS-SP

39

O lúdico como prática educativa o ensino de lingua inglesa no ciclo i do ensino fundamental

ANDREA GABRIEL PAULA SOUZA SANTOS

DR.GERSON TENORIO DOS SANTOS

03/12/2018

FUN & ENGLISH: UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE INGLÊS PARA ALUNOS DO CICLO I

40

A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NESSE PROCESSO

SUMAYA PIMENTA DE CASTRO

DRA.ABIGAIL MALAVASI

12/12/2018

PRODUTO FINAL DESENVOLVIDO COM BASE NA PRÁTICA DOCENTE: JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO COM ENFOQUE NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

41

A sondagem da hipótese de escrita dos alunos em processo de aquisição da língua escrita:proposta de trabalho coletivo

ANDREIA APARECIDA MATTOSINHO

DRA.ABIGAIL MALAVASI

12/12/2018

Proposta didática: sugestões de como realizar a sondagem de leitura e escrita com os alunos

Quadro de Defesas 2020

Quadro de Defesas

RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2020

TEMA DA DISSERTAÇÃO

ORIENTANDO

ORIENTADOR

DATA

PRODUTO

LINK EDUCAPES

58

O diretor de escola e o projeto político-pedagógico na perspectiva de uma educação emancipadora: limites e possibilidades

SUELI ASTOLPHO VIEIRA

DRA.ABIGAIL MALAVAS

02/03/2020

DIRETOR DE ESCOLA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: LIMITES E POSSIBILIDADES

59

ENSINO DE CIÊNCIAS: A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O ESCAPE ROOM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

BRUNA DOS SANTOS SANCHES

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

06/03/2020

PROPOSTA DE ENSINO ENSINAR CIENCIAS PODE SER DIVERTIDO - A PRATICA E O DESAFIO NO ENSINO FUNDAMENTAL 2

60

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A PRÁTICA DOCENTE NOS 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – DESAFIOS E POSSIBILIDADES, SEGUNDO EDUCADORES DE GUARUJÁ – SP

ELINES SARAIVA DA SILVA GOMES

DRA.ELISETE GOMES NATARIO

18/06/2020

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - CAMINHOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL - Mudar para significar

61

O LÚDICO COMO PRÁXISINTERDISCIPLINAR NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

RENATA DE SA PEREIRA SANTOS

DRA.ELAINE MARCILIO SANTOS

29/06/2020

A INTENCIONALIDADE LÚDICO-INTERDISCIPLINAR: PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE VAI, QUALQUER CAMINHO SERVE

62

Sequência didática de gêneros textuais: o enfoque na prática reflexiva docente em salas de alfabetização

ELIZABETH CARVALHO PIRES

DRA.ELISABETH DOS SANTOS TAVARES

04/08/2020

 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GÊNEROS TEXTUAIS: O ENFOQUE NA PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO ALFABETIZAÇÃO EM FOCO: DIALOGANDO COM A

63

Além da quadra: problematizando a cultura corporal nas aulas de educação física no município de praia grande

DANIELLE RIBEIRO SANTOS

DR.ALBERTO LUIZ SCHNEIDER

05/08/2020

E-Book - ALÉM DA QUADRA: AS PRÁTICAS CORPORAIS NAS VOZES DOS ALUNOS E ALUNAS DA COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL

64

A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DA REDE MUNICIPAL DE GUARUJÁ

DIEGO SOUZA DOS SANTOS

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

16/10/2020

PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM HTPC: A LEITURA NA ESCOLA – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

65

A influência do espaço físico escolar no ensino da Educação Física nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental I

LETICIA SANTOS PEREIRA

DRA.RENATA BARROCAS

23/10/2020

FERRAMENTA DE PESQUISA DIGITAL COM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA DIFERENTES ESPAÇOS FÍSICOS ESCOLARES:

PROPOSTAS PARA PROFESSORES DOS DOIS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

66

O PROVOCAR DA CURIOSIDADE NOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE AS AULAS DE INGLÊS A PARTIR DO TRABALHO COM LEITURA LITERÁRIA

JANAINA DE ARAUJO BUENO

DR.GERSON TENORIO DOS SANTOS

30/10/2020

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

67

Necessidades formativas de educadores da jornada ampliada de alunos: desafios e possibilidades para a consolidação da educação integral, no município de santos/sp

VIVIANE APARECIDA BLANCO PEREIRA

DRA.MARIANGELA CAMBA

11/12/2020

PROGRAMA DE ESTÁGIOS REMUNERADO PARA ATUAÇÃO NA JORNADA AMPLIADA DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SANTOS

Quadro de Defesas 2021

Quadro de Defesas

RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2021

TEMA DA DISSERTAÇÃO

ORIENTANDO

ORIENTADOR

DATA

PRODUTO

LINK EDUCAPES

68

Dificuldades na habilidade do Listening: uma metodologia para o 9º ano do Ensino Fundamental

ROSEVANEA ANTONIA ANDREOS

DR.GERSON TENÓRIO DOS SANTOSDR.ALBERTO LUIZ SCHNEIDER

25/02/2021

Ebook: listening para 9º anos a partir das cariantes linguísticas

69

Construção e reflexão sobre o contrato pedagógico e a cooperação para trabalhar com a indisciplina escolar

ROSALINA DE FATIMA VALADÃO RODRIGUES VELOZZO

DRA.ELISETE GOMES NATARIO

16/04/2021

CONVIVER, DEBATER E APRENDER NA PERSPECTIVA DA ASSEMBLEIA DE CLASSE

70

O Smartphone como recurso pedagógico para a aprendizagem de alunos no Ensino Fundamental em Matemática

APARECIDO FERNANDO DA SILVA

DRA.ELISABETH DOS SANTOS TAVARES

29/04/2021

O USO DA TÉCNICA DE GRUPO FOCAL PARA O ENGAJAMENTO E O PROTAGONISMO DE PROFESSORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: A INSERÇÃO DO SMARTPHONE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL

71

Políticas Públicas da Educação Especial na Região Metropolitana da Baixada Santista: dos documentos oficiais às realidades locais

LUCIA HELENA CARVALHO GONZALEZ

LUCIA HELENA CARVALHO GONZALEZ

14/05/2021

Inclusão e exclusão: a educação especial e a escola

72

O trabalho com recursos digitais interativos em sala de aula- perspectivas e entraves nos anos finais do Ensino Fundamental

CLEBER BRAGA BEZERRA DA SILVA

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

21/05/2021

RECURSOS INTERATIVOS DIGITAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

73

Reflexões e ações a partir do programa de alfabetização-o desenvolvimento da competência leitora e escritora de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escola de Itanhaém

INAURA AMANCIO CLEMENTE

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

25/06/2021

PRATICAS DE LETRAMENTO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

74

O uso das tecnologias educacionais no aprendizado das habilidades matematicas

MAYRA ALVES MONTEIRO

DR.THIAGO SIMÃO GOMES

25/06/2021

BLOG: as tecnologias educacionais no ensino de matemática

75

Adequação de espaços ociosos em uma unidade escolar no Municipio de Santos/SP voltada para a educação ambientação

MARCELLO SANTOS OLINTHO

DR.THIAGO SIMÃO GOMES

29/06/2021

Como transformar os espaços ociosos de uma escola em espaços verdes

76

Formação de Professores: a pesquisa como instrumento educativo na prática docente

ILMA FARIAS DE SOUZA

DRA.MARIANGELA CAMBA

23/08/2021

A abordagem investigadora na educação e a instrumentalização da pesquisa como principio educativo

77

A música e a aprendizagem significativa em alunos de inclusão da Educação de Jovens e Adultos

WILLIAN MONTEIRO DOS SANTOS

DRA.ELISETE GOMES NATARIO

26/08/2021

Ensino de musica-proposta para uma aprendizagem significativa

78

O jogo como conteúdo e estratégia didática na educação física escolar

FELIPE DA SILVA MARQUES SALLES

DRA.MARIANGELA CAMBA

31/08/2021

Reconstruindo o Jogo na Educação Fisica Escolar

79

A utilização das novas tecnologias e aplicabilidade das metodologias ativas nas salas estudioteca e biblioteca da Rede Municipal de Ensino de Santos, SP

VERGINIA SOARES ALONSO

DRA.RENATA BARROCAS

16/09/2021

Uso do Blog colaborativo como guia de trabalho e de propostas de atividades interdisciplinares para uso nas salas estudioteca e biblioteca

80

Estratégias de ensino e aprendizagem no processo de alfabetização: diagnóstico e intervenções metodológicas numa sala de projeto de 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de Praia Grande

ANGELA MARIA DA SILVA

DRA.ABIGAIL MALAVASI

16/12/2021

Instrumentos de intervenções auxiliares diante das dificuldades de aprendizagem

81

Letramentos na escola-a prática docente na educação de jovens e adultos e os materiais didáticos em tempos de educação rem

MATHEUS HENRIQUE BARROS MORAES

DRA.IRENE DA SILVA COELHO

16/12/2021

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO NA EJA

Quadro de Defesas 2022

Quadro de Defesas

RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2019

NomeTema DissertaçãoOrientadorProduto
Material Educacional
BancaData
Daniela Costa Parada SampaioA UTILIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALDR. THIAGO SIMÃO GOMESMATERIAL EDUCACIONAL   SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE PLANO CARTESIANO E FUNÇÕES DE 1º E 2º GRAU Classificação Material Didático Instrucional Objetivo Auxiliar os docentes a trabalhar com os alunos, por meio das sequências didáticas e de um manual do Scratch, tornando-os assim ativos no processoDra Claudia Cristina Soares de Carvalho, Dra Synthia Pereira Alves, Dra Renata Barrocas18/03
Ione Aparecida Ferreira dos SantosUtilização das linguagens iconográficas no ensino de geografiaDra Renata BarrocasMATERIAL EDUCACIONAL   REVISTA DIGITAL Classificação Material Didático Instrucional Objetivo Este material tem o objetivo de colaborar com as aulas de geografia, oferecendo métodos diferenciados para a transposição dos conteúdosDra Renata Barrocas, Dra Jerusa Vilhena de Moraes, Dr Alberto Luiz Schneider17/05
José Carlos Santos da SilvaO planejamento horizontal da aula, baseado em expectativas de aprendizagem, como instrumento do processo de avaliação contínuaDra Elisete Gomes NatárioMATERIAL EDUCACIONAL   PROPOSTA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES VOLTADO AO PLANEJAMENTO HORIZONTAL DE AULA Classificação Formação continuada para professores Objetivo Proposta de curso de formação continuada para professores voltado ao planejamento horizontal de aula a fim de se proporcionar condições para uma reflexão no campo do planejamento de aula baseado em expectativas de aprendizagem à luz do processo de avaliação contínuaDra Daisy Inocência Margarida de Lemos, Dra Andrea Wild, Dra Cibele Mara Dugaich14/05
Leonardo Henrique Rodrigues Salles de MoraesA interdisciplinaridade como prática motivadora do saberDr Alberto Luiz SchneiderMATERIAL EDUCACIONAL   GUIA INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA PARA OS PROFESSORES DE 9º ANO. Classificação Guia interdisciplinar Objetivo Organizar um guia com propostas de aulas de Matemática com foco interdisciplinar para que o 9º ano tenha a teoria aliada à prática de maneira contextualizada e atual, com atividades interdisciplinares, lúdicas e relacionadas ao cotidiano dos alunos.Dra Alberto Scneider, Dra Claudia Cristina Soares de Carvalho, Dr Gerson Tenório dos Santos15/04
Rosa Cristina Vieira DiasA matemática financeira e a aprendizagem significativa-possíveis contribuições à educação de jovens e adultosDra Elisete Gomes NatárioMATERIAL EDUCACIONAL   MATERIAL TEXTUAL DE APOIO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Classificação Material Didático Instrucional Objetivo Confeccionar material textual para professores de matemática que norteie a prática das atividades, estratégias e fundamentos, para as aulas que abordam conteúdos de matemática financeira da Educação de Jovens e Adultos, referenciados na teoria da Aprendizagem Significativa.Dra Elisete Gomes Natário, Dra Claudia Cristina Soares de Carvalho, Dr Thiago Simão Gomes29/04
Vera Helena Mojola Pessoa de Mello e LaraProva Santos: o percurso entre a Seduc e as escolas de Ensino Fundamental IIDra Mariangela CambaMATERIAL EDUCACIONAL   CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES E GESTORES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL Classificação Curso de extensão Objetivo Oferecer ao público-alvo subsídios acerca do processo de avaliação, apresentando conteúdos e experiências que abordem a diferença entre avaliar e examinar, bem como esclareçam sobre os vários tipos de avaliação, entre eles, as de larga escala, incluindo a Prova Santos, e a avaliação institucional, tomadas em seu sentido pedagógico e político mais amplo, a fim de fomentar a discussão sobre o tema e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.Dra Mariangela Camba, Dra Marcia Aparecida Ferreira de Oliveira, Dra Luana Carramillo Going10/06
Tiago Efrem AndreetaO lúdico no primeiro ano do ensino fundamental: o real e o ideal”Dra Luana Carramillo GoingMATERIAL EDUCACIONAL   PROPOSTA DE ENSINO Classificação Material Didático Objetivo Apresentar uma proposta de formação continuada a professores e membros de Equipe Gestora de primeiro ano, com vistas à troca de experiências e enriquecimento teórico, a fim de que as metodologias redefinam espaços, tempos e materiais, entrelaçando os saberes com o lúdicoDra Edda Bomtempo, Dra Cleusa Kazue Sakamoto, Dra Elisete Gomes Natário13/06
      
Sandra Maria Bezerra da SilvaAs relações entre os tipos psicológicos de jung e sua articulação com os processos de aprendizagem e ensinoDra Irene da Silva CoelhoMATERIAL EDUCACIONAL
Em breve
Dra Patricia Elizabeth Widner Costa Neto, Prof Dr Helio Alves,
Profa Dra Elisete Gomes Natário
01/10
WESLEY WERNER DA SILVA NUNESEntre a memória e a história: o surgimento da identidade por meio do baú da memóriaDra Elaine Marcílio SantosMATERIAL EDUCACIONAL
BAÚ DA MEMÓRIA: CONSTRUINDO IDENTIDADES CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Dra Elaine Marcilio Santos, Dra Talita dos Santos Moreira, Dr Gerson Tenório dos Santos11/03
RAFAEL FEIJO TORRESEDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR – ESTABELECENDO DIÁLOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMProf. Dr. Alberto Luiz SchneiderMATERIAL EDUCACIONAL
PROPOSTA DE PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL I – EDUCAÇÃO FÍSICA – documento nacional de referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares
Alberto Schneider, Carla Nascimento Lugueti, Renata Barrocas04/02
[/tatsu_text][/tatsu_column][/tatsu_row][/tatsu_section]