As linhas de pesquisa estão organizadas de forma a classificar as dissertações ou materiais instrucionais produzidos pelos alunos como requisito para a obtenção do título de mestre.
Linha 1: Gestão da Educação: Políticas Educacionais, Currículo, Avaliação e Formação Docente
Ementa: Essa linha de pesquisa contempla estudos locais e (inter)nacionais de análise de políticas públicas de educação (história, formulação, implementação e avaliação de políticas); empreende pesquisas sobre gestão e sistemas educacionais, com ênfase nas relações da/na escola com planejamento, avaliação, legislação e financiamento no Ensino Fundamental; busca compreender e analisar o currículo e a avaliação como política pública e sua relevância para a prática docente no Ensino Fundamental e abarca pesquisas sobre as implicações da formação docente e suas políticas na produção de saberes e conhecimentos – suas práticas, memórias e histórias.
Linha 2: Docência e práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental
Ementa: Constitui o escopo desta linha de pesquisa (a) estudos que abranjam questões teóricas e metodológicas presentes nas práticas docentes desenvolvidas nos espaços educativos do Ensino Fundamental, tendo em vista a proposição de intervenções educacionais inovadoras para o ensino no contexto escolar, (b) estudos das múltiplas áreas do saberes a partir de suas relações tanto com seus contextos históricos, sociais e culturais quanto com outras áreas do saber a fim de se estabelecerem práticas docentes contextualizadas, dialógicas e significativas para a plena participação do educando num espaço social cada vez mais amplo e complexo e (c) pesquisa de diferentes linguagens e recursos tecnológicos em práticas docentes interdisciplinares tendo como objetivo propiciar o domínio de diferentes meios e o desenvolvimento de metodologias inovadoras para a construção tanto de práticas docentes comprometidas com a ampliação da percepção do mundo como de conhecimentos contextualizados e desafiadores dos educandos que tornem possíveis a formação de um ser ético, crítico e socialmente responsável.
Linha 3: Inclusão, diversidade e práticas docentes no Ensino Fundamental
Ementa: A linha abrange pesquisas e estudos relacionados diretamente às práticas docentes e aos processos formativos de educadores (inicial, continuada e em serviço) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial, étnico-racial, cultural ou socioespacial. Os estudos se concentram nos aspectos relacionados à organização da escola para garantir a formação de educadores numa perspectiva inclusiva, a partir da análise de políticas púbicas de inclusão e de Direitos Humanos, no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, no desenvolvimento curricular, nas adequações de recursos ou métodos pedagógicos e em procedimentos que possibilitem a transformação das escolas a partir dos princípios inclusivos de educação em suas múltiplas dimensões (biopsicossocial, étnico-racial, territorial).
MESTRADO UNIMES
Práticas docentes no ensino fundamental