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| Estrutura curricular

Para a conclusão do curso, o(a) mestrando(a) deverá cumprir todas as seguintes etapas:

Disciplinas obrigatórias – 09 créditos = 135h
Escola, Ensino Fundamental e Práticas Docentes (03 créditos = 45h)
Metodologia da Pesquisa Científica (03 créditos = 45h)
Políticas Públicas Implementadas no Ensino Fundamental (03 créditos = 45h)
Disciplinas optativas – 09 créditos = 135h
A prática de letramento no Ensino Fundamental: múltiplos olhares (03 créditos = 45h)
Análise do Discurso como dispositivo metodológico (03 créditos = 45h)
Aquisição da Linguagem escrita, da leitura e suas relações com a alfabetização e os multiletramentos (03 créditos = 45h)
Avaliação e as práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental (03 créditos = 45h)
Avaliação educacional no Brasil e avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental (03 créditos = 45h)
Desenvolvimento e aprendizagem: o lúdico no Ensino Fundamental (03 créditos = 45h)
Educação inclusiva no Ensino Fundamental: diversidade e direitos humanos (03 créditos = 45h)
Enfoques disciplinares e estratégia de integração no Ensino Fundamental: tópicos de Geografia e História (03 créditos = 45h)
Enfoques disciplinares e estratégia de integração no Ensino Fundamental: tópicos de Literatura e Artes (03 créditos = 45h)
Ensino: teorias da aprendizagem e a inclusão (03 créditos = 45h)
Gestão da Educação Básica e a escola (03 créditos = 45h)
Interdisciplinaridade na formação docente (03 créditos = 45h)
Leitura de imagens no Ensino Fundamental: uma abordagem interdisciplinar (03 créditos = 45h)
Leitura e produção de textos acadêmicos (03 créditos = 45h)
Recursos Tecnológicos Interdisciplinares no Ensino-Aprendizagem (03 créditos = 45h)
Tecnologias digitais na educação contemporânea (03 créditos = 45h)
Tendências contemporâneas de aprendizagem (03 créditos = 45h)
Tópicos de matemática: uma abordagem interdisciplinar (03 créditos = 45h)
Tópicos Interdisciplinares para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática (03 créditos = 45h)
Seminários de pesquisa – 3 créditos = 45h
Seminário I (1 crédito = 15h) – Atividades voltadas para a discussão teórica metodológica sobre o desenvolvimento das dissertações em elaboração nas linhas, com ênfase na discussão sobre o objeto e os problemas da pesquisa, advindos da prática do mestrado. É apresentado no primeiro semestre do mestrando.
Seminário II (1 crédito = 15h) – Atividades voltadas para a discussão teórica metodológica sobre o desenvolvimento das dissertações em elaboração nas linhas, com ênfase na problematização do objeto, definição das questões de pesquisa e elaboração final dos objetivos a serem alcançados. É apresentado no segundo semestre do mestrando.
Seminário III (1 crédito = 15h) – Atividades voltadas para a discussão teórico-metodológica sobre o desenvolvimento das dissertações em elaboração nas linhas, com ênfase nos percursos metodológicos de investigação e de análise de dados. É apresentado no terceiro semestre do mestrando.

Os seminários de pesquisa são apresentados na 10ª ou 11ª semana letiva, sem prejuízo das horas de atividades letivas, e perfazem um total de 03 créditos = 45h. A partir do 2º semestre de 2019 egressos foram convidados para comentarem os projetos dos mestrandos.

Prática de estágio supervisionado – 3 créditos = 45h
Prática de Estágio Supervisionado I (1 crédito = 15h) – Atividades acompanhadas pelo orientador que consistem na sistematização, observação e descrição da própria prática profissional. É desenvolvida no primeiro semestre do mestrando.
Prática de Estágio Supervisionado II (1 crédito = 15h) – Atividades acompanhadas pelo orientador que consistem na análise crítica da prática por meio de auto e heteroavaliação, bem como de investigação da própria prática objetivando uma intervenção na mesma a fim de aprimorá-la.
Prática de Estágio Supervisionado III (1 crédito = 15h) – Atividades acompanhadas pelo orientador que consistem na intervenção na prática coerente com os conhecimentos produzidos na pesquisa.

As práticas de estágio são acompanhadas pelo orientador no horário de orientação e seus resultados alimentam a pesquisa desenvolvida pelo mestrando.

Pesquisa + proposta de intervenção na prática – 25 créditos = 375h
Esta etapa inclui a elaboração do projeto de pesquisa, a pesquisa da própria prática no campo de atuação do profissional em educação, a elaboração da dissertação e do produto de intervenção, bem como o tempo de orientação relacionadas a cada um desses estágios de pesquisa.
Atividades complementares – 4 créditos = 60h
Compreendem um conjunto de atividades que caracterizem a inserção do mestrando em espaços formativos e de produção e divulgação de conhecimentos, além de participação na proposição e implementação de inovações nas práticas docentes no Ensino Fundamental.
Todas as atividades deverão ser efetuadas mediante prévio aceite do orientador e serão homologadas pelo mesmo mediante a comprovação da realização da atividade e entrega do relatório. Segue abaixo uma relação de atividades complementares com suas respectivas cargas horárias:
Curso ou palestra ministrados na área de concentração do Programa de Mestrado – Cada palestra/curso = 05h. Máximo 15h
Ouvinte em defesa pública de dissertação de mestrado no Programa – 01h por banca. Máximo 5h
Ouvinte em disciplinas do Programa – 10h para cada disciplina. Máximo 20h
Participação em Grupo de Estudos ou de Pesquisa – 01h por reunião de grupo. Máximo 5h
Participação como ouvinte em Palestras, Seminários, Conferências, Eventos relacionados à área de entre outras como ouvinte – 02h por evento. Máximo 4h
Realização de pesquisa científica (extra mestrado) com publicação dos resultados – 15h por pesquisa. Máximo 15h
Produção de material didático e instrucional (manual) aceito para publicação – cada produção 08h. Máximo 16h
Desenvolvimento de produto educacional (aplicativo, software, blog etc.) não relacionado à pesquisa de mestrado: Máximo 16h
Divulgação de trabalho em rádio, televisão, site, blog. Cada atividade: 03 h. Máximo 06h
Serviços técnicos na área de pesquisa (consultoria, assessoria, parecer, auditoria, comissões, banca de concursos, manutenção de obra artística etc.) – cada atividade 03h. Máximo 09h
Publicações em jornal e revistas de divulgação – 03h por publicação. Máximo 06h
Resenha inédita de obras publicadas nos últimos 5 anos – 05h por resenha. Máximo 10h
Participação em programas ou projetos de extensão – 08h por programa ou projeto. Máximo 16h
Participação na organização de eventos científicos – 05h por evento. Máximo 10h
Participação em eventos científicos com apresentação de trabalho oral ou pôster – 05h por atividade. Máximo 20h
Participação em lançamento de livro relacionados à área de concentração do Programa. Máximo 06h
Publicação de resumo expandido em anais de eventos científicos nacionais – 05 h por publicação. Máximo 20 h
Publicação de resumo expandido em anais de eventos científicos internacionais – 10h por publicação. Máximo 20 h
Publicação de trabalho completo em anais de eventos científicos nacionais – 15 h por publicação
Publicação de trabalho completo em anais de eventos científicos internacionais – 20h por publicação
Publicação de trabalho completo em periódicos nacionais indexados – 25h/publicação; 12h/artigo no prelo; 05h/artigo encaminhado
Publicação de trabalho completo em periódicos internacionais indexados – 30h/publicação; 15h/ artigo no prelo; 08 h/artigo encaminhado
Publicação de livro ou capítulos de livro fora da área de concentração do Programa de Mestrado: 10h/ publicação do livro; 05h/publicação de capítulo. Máximo 15h
Publicação de livro ou capítulos de livro na área de concentração do Programa de Mestrado – 40h/publicação de livro; 25h/publicação de capítulo

Representatividade discente: 04h por semestre. Máximo 08h.

Resumo da carga horária a ser cumprida
Disciplinas obrigatórias – 09 créditos = 135h
Disciplinas optativas – 09 créditos = 135h
Seminários de pesquisa – 3 créditos = 45h
Prática de estágio supervisionado – 3 créditos = 45h
Pesquisa + proposta de intervenção na prática – 25 créditos = 375h
Atividades complementares – 4 créditos = 60h
Total: 53 créditos = 795h
Obs.: 1 crédito equivale a 15h
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MESTRADO UNIMES
Práticas docentes no ensino fundamental