O movimento reflexivo de estudo e produção escrita gerados pelo Mestrado provocaram mudanças irreversíveis na forma de enxergar, compreender e posicionar-me nas situações profissionais. A criticidade e ampla visão do contexto histórico e da atuação no mundo tornam-se diferenciadas. Além dos aspectos de formação e competências profissionais, o Mestrado permitiu o recebimento de um adicional de titularidade e possibilitou a pontuação diferenciada no concurso de promoção.
Debora Gil Souza
Egressa em 22/09/2017
Me auxiliou em compreender melhor os alunos e como lidar com determinadas situações. O planejamento das aulas e das atividades estão mais simples e rápidas com as ferramentas que aprendi durante as aulas e nas trocas com os colegas. Tive a oportunidade de mudar de cargo, porém devido ao choque de horários entre os locais de trabalho não foi possível.
Mayra Alves Monteiro
Egressa em 16/06/2021
O mestrado sempre foi um sonho e sua realização e conclusão contribuíram tanto para meu crescimento pessoal, quanto profissional. As disciplinas cursadas foram fundamentais para o enriquecimento da pesquisa e os professores foram sensacionais no que diz respeito ao compartilhamento e construção do conhecimento acadêmico e das práticas docentes. Concluir o mestrado me mostrou que é sempre necessário continuar os estudos e que nunca sabemos o suficiente, por isso, sinto um gosto de quero mais e tenho certeza de que este não será meu ponto final.
Rosevanea Antonia Andreos
Egressa em 05/02/2021
O curso possibilitou a minha imersão na pesquisa sobre a formação de professores. Minha experiência na docência demonstrou a carência dos professores em aplicar metodologias que possibilitem seus alunos a conhecer através da pesquisa. Durante o curso tive recursos para fortalecer minhas leituras e pesquisas.
Ilma Farias de Souza
Egressa em 05/08/2021
Graças a conclusão do mestrado estou tendo novas oportunidades em minha carreira profissional. Atualmente estou exercendo a função de mediador de estudos no polo da Univesp em Praia Grande. Assumi também o Centro de Memória da Educação do Município, órgão que é atrelado à Coordenadoria de Formação de professores.
Cléber Braga Bezerra da Silva
Egresso em 21/05/2021
Experiência maravilhosa! Todo professor deveria fazer, traz diferentes olhares e perspectivas. O grupo docente é muito bom.
Tatiana Vilela Carvalho de Souza
Egressa em 10/08/2021
O Mestrado foi realmente um divisor de águas tanto para o meu lado profissional como pessoal. Aprendi a escrever artigos ou papers; fazer slides; controlar a minha timidez e aprender a falar em público; fazer pesquisas e ler muito mais. Inclusive continuo lendo livros sobre temas diversos desde os clássicos até desenvolvimento pessoal. Só tenho elogios aos professores e a instituição.
Janaina de Araujo Bueno
Egressa em 01/09/2020
A partir do mestrado pude adquirir competências e habilidades voltadas para a pesquisa. A contribuição dos professores e a dissertação auxiliaram na melhoria de minha prática profissional, uma vez que, posso compartilhar o conhecimento e a experiência adquirida com o estudo acadêmico com aqueles que mais necessitam, os alunos e professores e, de certa forma, ajudá-los em sua formação.
Elizabeth Carvalho Pires
Egressa em 04/08/2020
Experiência maravilhosa! Todo professor deveria fazer, traz diferentes olhares e perspectivas. O grupo docente é muito bom.
Tatiana Vilela Carvalho de Souza
Egressa em 10/08/2021
Iniciei os estudos com uma perspectiva, no entanto, o mestrado me deu novas direções de olhares sobre o mesmo objeto estudado: os descritores do Saeb. Como professor de matemática antes do mestrado eu focava muito nos resultados da aprendizagem dos alunos. Após vários estudos e discussões no grupo de estudos e disciplinas estudadas entendi melhor como avaliar as nuances, o percurso do aluno para aprender. E a relacionar a aprendizagem matemática às práticas sociais mostrando aos alunos a importância da matemática no cotidiano. O avanço profissional não se deu apenas para com os alunos, mas também em relação a saber como lidar com colegas de trabalho em situações adversas ou contrárias ao que penso e defendo. Meus argumentos hoje são baseados em autores que dialogam em várias áreas do conhecimento. O mestrado, que me parecia tão distante, me deu a oportunidade de enxergar possibilidades para meus colegas de trabalho e os incentivei a voltar a aos estudos. Hoje um pouco mais de 30% dos professores com quem atuo como coordenador do Ensino Fundamental da SEDUC de Praia Grande, ou seja, em um grupo de 38 coordenadores, 14 concluíram o mestrado e o doutorado nos últimos quatro anos ou estão em fase de conclusão. Acredito essa ser também uma grande mudança na minha vida, incentivar os colegas a estudar.
Israel Batista de Oliveira
Egresso em 24/06/2022
O mestrado foi fundamental para a continuidade do meu trabalho como docente do ensino superior. Realmente me deu novas oportunidades de trabalho, indicação para ser a coordenadora de 2 cursos, convites para atuar em outras IES e para realizar trabalhos na área. Por 2 anos recebi bolsa da CAPES (2021 e 2022) para atuar como professora conteudista da UFABC e lá tive outras oportunidades de atuação. Hoje, estou com a equipe de coordenadores realizando a organização de livros com os projetos dos alunos do curso de Pós Graduação em Direitos Humanos. Portanto, serei uma das organizadoras e um dos artigos publicados será de minha autoria.
Maria Isabel de Abreu Souza
Egresso em 17/09/2017
MESTRADO UNIMES
Práticas docentes no ensino fundamental