logo3d.png

| Infraestrutura

A UNIMES dispõe de uma infraestrutura completa e atualizada para o desenvolvimento das aulas, de pesquisa, de atividades e eventos, de orientações de pesquisa, de encontros e oficinas, etc. necessários para o funcionamento do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental. Descrevemos abaixo os vários ambientes e equipamentos disponíveis.

Laboratórios

O programa, desde o início da autorização pela CAPES, apresenta local individualizado e personalizado para suas atividades na sede da Universidade, assim como seus laboratórios. O Departamento da Pós-Graduação situa-se atualmente na Rua Conselheiro Nébias, 536, 2º andar – Encruzilhada – Santos/SP, Campus II, foi reformado e ampliado, possuindo a seguinte infraestrutura:

• 6 salas aula de aproximadamente 43,5m² cada uma, com capacidade para 30 alunos por sala;
  • sala para orientações individuais, equipadas com computadores e rede wifi;
  • sala de coordenação geral;
  • sala de coordenação administrativa;
  • sala de comitê ético;
  • sala de professores;
  • sala de reuniões;
  • sala de secretaria geral;
  • sala de arquivo geral;
  • salas de coordenadores;
  • sala de estudos;
  • anfiteatro para 50 pessoas;
  • laboratório de informática equipado com 27 computadores ligados à rede mundial de computadores;
  • copa;
  • banheiros.

Os seguintes laboratórios estão à disposição de professores e alunos do mestrado para serem utilizados em aulas ou pesquisas:

• Brinquedoteca – também localizada no mesmo campus, que permite aos professores e pesquisadores desenvolverem atividades literárias lúdicas, especialmente às relacionadas à literatura infantojuvenil, por meio de brinquedos ou ferramentas digitais específicas para o trabalho literário;
  • Laboratório de Matemática: neste laboratório pesquisa-se o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, bem como investiga-se de forma interdisciplinar as relações entre os jogos de regras e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
  • Centro Poliesportivo: com um conjunto de academias de ginástica, quadras para a prática de diversas modalidades de esportes e espaços diversos para a prática esportiva, permite pesquisas interdisciplinares aplicadas ao ensino da Educação Física e outras áreas.

Recursos de informática

Além de acesso à internet na sala de orientações e no laboratório de informática do Programa para pesquisas por parte do mestrando e professores do curso contendo 27 computadores com acesso à internet, há ainda um laboratório de informática disponível para toda a comunidade acadêmica com 41 computadores com acesso à internet e uma impressora. Além disso, os alunos e professores do Programa têm acesso à rede mundial de computadores por meio de rede própria e senha específica, o que permite acesso a sites, filmes do Youtube, livros on line, artigos, dissertações e teses em repositórios,  informações na nuvem, etc. a partir dos notebooks e smartphones dos professores e alunos, como, por exemplo, durante as aulas.

Recursos humanos de apoio

O Programa conta com os seguintes recursos humanos de apoio:

• Uma secretária geral
  • Duas secretárias auxiliares
  • Duas auxiliares de pesquisa nos laboratórios de informática do Programa
logo3d.png

MESTRADO UNIMES
Práticas docentes no ensino fundamental