Quadro de Defesas
RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2019
Nome | Tema Dissertação | Orientador | Produto Material Educacional | Banca | Data |
---|---|---|---|---|---|
Bruna Lucena | Relação Escola-Família: contribuições para uma educação democrática, significativa e transformadora | Abigail Malavasi | MATERIAL EDUCACIONAL Curso semipresencial relação escola-família: desafios e possibilidades MATERIAL EDUCACIONAL: Material Instrucional CLASSIFICAÇÃO: Proposta de intervenção Objetivo: A proposta objetiva por meio de ensino híbrido proporcionar uma incursão reflexiva e uma análise crítica sobre as concepções de escola, infância e família, trazendo à tona todos os desafios que dificultam e/ou impossibilitam a relação de parceria e consequente participação efetiva das famílias no contexto escola e as possibilidades de práticas que se aproximam de uma educação construída democraticamente e com qualidade para todos. | Dra. Ângela Maria Biz Rosa Antunes, Dr. Gerson Tenório dos Santos | 04/12/2019 |
Ana Paula Fernandes Mota Gonçalves Teixeira | Contexto social e ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da produção do fracasso escolar e das representações sobre a deficiência | Abigail Malavasi | MATERIAL EDUCACIONAL Subsídios para reconhecer potenciais e desvelar possibilidades para o atendimento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental MATERIAL EDUCACIONAL: Material Pedagógico CLASSIFICAÇÃO: Didático Instrucional Objetivo: Objetivo: Auxílio aos professores para identificar nos anos iniciais do ensino fundamental a origem do não aprendizado, questionando se é oriundo do processo escolar ou de violência simbólica. | Dr. Lucelmo Lacerda de Brito, Dr. Gerson Tenório dos Santos | 11/12/2019 |
Simone Regina Baracat Bueno | PERCEPÇÃO DOS ALAGAMENTOS URBANOS POR ALUNOS DO 7º ANO DE DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTOS-SP | Dra. Renata Barrocas | MATERIAL EDUCACIONAL Os alagamentos na cidade de Santos (SP) e sua discussão nas aulas de Geografia MATERIAL EDUCACIONAL: SEQUÊNCIA DIDÁTICA CLASSIFICAÇÃO: Didático Instrucional Objetivo: Elaboração de um recurso de aplicativo para smartphone como facilitador para os docentes de Geografia. | Dr. Fabio Giordano, Dra. Irene da Silva Coelho | 21/11/2019 |
Tatiana Esteves Castro Guerra | A UTILIZAÇÃO DO GRUPO FOCAL COMO METODOLOGIA PARA INVESTIGAR O ENSINO DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS REGIÃO E LUGAR NA REDE MUNICIPAL DE SANTOS, SP | Dra. Renata Barrocas | MATERIAL EDUCACIONAL Material Educacional – Sequência Didática Classificação Material – Texto Objetivo: Modelo de Sequencia didática para o ensino das categorias geográficas de região e lugar. As categorias serão desenvolvidas junto aos conceitos de Geografia do Turismo e a importância econômica do porto de Santos para a discussão da análise regional e local juntos aos anos finais do ensino fundamental. | Dra. Elizabeth de Souza Machado Hess, Dra. Dra. Irene da Silva Coelho | 11/12/2019 |
Any Carolina Ribeiro Silva | A AFETIVIDADE E OS POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICAS, CONSCIENTES E AMOROSAS. | DR. THIAGO SIMÃO GOMES | MATERIAL EDUCACIONAL Classificação Material – Encontros Formativos Objetivo: Mediante a realização dos Encontros Formativos espera-se que os professores tenham a oportunidade de refletir sobre sua atuação, entrarem em contato com o referencial teórico apresentado favorecendo a formação numa perspectiva humanista, afetuosa, consciente e democrática refletindo na construção saudável das relações no espaço escolar. Além disso, almeja-se, ao final de cada processo de Formação, a produção de material científico para publicação dos resultados alcançados. | Dra. Paula Pinheiro Varela Guimarães, Dra. Elisabeth dos Santos Tavares | 04/11/2019 |
Daniela Costa Parada Sampaio | A UTILIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | DR. THIAGO SIMÃO GOMES | MATERIAL EDUCACIONAL SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE PLANO CARTESIANO E FUNÇÕES DE 1º E 2º GRAU Classificação Material Didático Instrucional Objetivo Auxiliar os docentes a trabalhar com os alunos, por meio das sequências didáticas e de um manual do Scratch, tornando-os assim ativos no processo | Dra Claudia Cristina Soares de Carvalho, Dra Synthia Pereira Alves, Dra Renata Barrocas | 18/03 |
Ione Aparecida Ferreira dos Santos | Utilização das linguagens iconográficas no ensino de geografia | Dra Renata Barrocas | MATERIAL EDUCACIONAL REVISTA DIGITAL Classificação Material Didático Instrucional Objetivo Este material tem o objetivo de colaborar com as aulas de geografia, oferecendo métodos diferenciados para a transposição dos conteúdos | Dra Renata Barrocas, Dra Jerusa Vilhena de Moraes, Dr Alberto Luiz Schneider | 17/05 |
José Carlos Santos da Silva | O planejamento horizontal da aula, baseado em expectativas de aprendizagem, como instrumento do processo de avaliação contínua | Dra Elisete Gomes Natário | MATERIAL EDUCACIONAL PROPOSTA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES VOLTADO AO PLANEJAMENTO HORIZONTAL DE AULA Classificação Formação continuada para professores Objetivo Proposta de curso de formação continuada para professores voltado ao planejamento horizontal de aula a fim de se proporcionar condições para uma reflexão no campo do planejamento de aula baseado em expectativas de aprendizagem à luz do processo de avaliação contínua | Dra Daisy Inocência Margarida de Lemos, Dra Andrea Wild, Dra Cibele Mara Dugaich | 14/05 |
Leonardo Henrique Rodrigues Salles de Moraes | A interdisciplinaridade como prática motivadora do saber | Dr Alberto Luiz Schneider | MATERIAL EDUCACIONAL GUIA INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA PARA OS PROFESSORES DE 9º ANO. Classificação Guia interdisciplinar Objetivo Organizar um guia com propostas de aulas de Matemática com foco interdisciplinar para que o 9º ano tenha a teoria aliada à prática de maneira contextualizada e atual, com atividades interdisciplinares, lúdicas e relacionadas ao cotidiano dos alunos. | Dra Alberto Scneider, Dra Claudia Cristina Soares de Carvalho, Dr Gerson Tenório dos Santos | 15/04 |
Rosa Cristina Vieira Dias | A matemática financeira e a aprendizagem significativa-possíveis contribuições à educação de jovens e adultos | Dra Elisete Gomes Natário | MATERIAL EDUCACIONAL MATERIAL TEXTUAL DE APOIO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Classificação Material Didático Instrucional Objetivo Confeccionar material textual para professores de matemática que norteie a prática das atividades, estratégias e fundamentos, para as aulas que abordam conteúdos de matemática financeira da Educação de Jovens e Adultos, referenciados na teoria da Aprendizagem Significativa. | Dra Elisete Gomes Natário, Dra Claudia Cristina Soares de Carvalho, Dr Thiago Simão Gomes | 29/04 |
Vera Helena Mojola Pessoa de Mello e Lara | Prova Santos: o percurso entre a Seduc e as escolas de Ensino Fundamental II | Dra Mariangela Camba | MATERIAL EDUCACIONAL CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES E GESTORES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL Classificação Curso de extensão Objetivo Oferecer ao público-alvo subsídios acerca do processo de avaliação, apresentando conteúdos e experiências que abordem a diferença entre avaliar e examinar, bem como esclareçam sobre os vários tipos de avaliação, entre eles, as de larga escala, incluindo a Prova Santos, e a avaliação institucional, tomadas em seu sentido pedagógico e político mais amplo, a fim de fomentar a discussão sobre o tema e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. | Dra Mariangela Camba, Dra Marcia Aparecida Ferreira de Oliveira, Dra Luana Carramillo Going | 10/06 |
Tiago Efrem Andreeta | O lúdico no primeiro ano do ensino fundamental: o real e o ideal” | Dra Luana Carramillo Going | MATERIAL EDUCACIONAL PROPOSTA DE ENSINO Classificação Material Didático Objetivo Apresentar uma proposta de formação continuada a professores e membros de Equipe Gestora de primeiro ano, com vistas à troca de experiências e enriquecimento teórico, a fim de que as metodologias redefinam espaços, tempos e materiais, entrelaçando os saberes com o lúdico | Dra Edda Bomtempo, Dra Cleusa Kazue Sakamoto, Dra Elisete Gomes Natário | 13/06 |
Sandra Maria Bezerra da Silva | As relações entre os tipos psicológicos de jung e sua articulação com os processos de aprendizagem e ensino | Dra Irene da Silva Coelho | MATERIAL EDUCACIONAL Em breve | Dra Patricia Elizabeth Widner Costa Neto, Prof Dr Helio Alves, Profa Dra Elisete Gomes Natário | 01/10 |
WESLEY WERNER DA SILVA NUNES | Entre a memória e a história: o surgimento da identidade por meio do baú da memória | Dra Elaine Marcílio Santos | MATERIAL EDUCACIONAL BAÚ DA MEMÓRIA: CONSTRUINDO IDENTIDADES CURSO DE CURTA DURAÇÃO | Dra Elaine Marcilio Santos, Dra Talita dos Santos Moreira, Dr Gerson Tenório dos Santos | 11/03 |
RAFAEL FEIJO TORRES | EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR – ESTABELECENDO DIÁLOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider | MATERIAL EDUCACIONAL PROPOSTA DE PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL I – EDUCAÇÃO FÍSICA – documento nacional de referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares | Alberto Schneider, Carla Nascimento Lugueti, Renata Barrocas | 04/02 |