Quadro de Defesas
RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2018 – TURMA II
Mestre | Dissertação | Produto Material Educacional*1 |
Validado por Banca de Dissertação |
Data |
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ANDRÉA GABRIEL PAULA SOUZA SANTOS | TÍTULO O LÚDICO COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL |
MATERIAL EDUCACIONAL UMA PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DO INGLÊS PARA ALUNOS DO 2º ANO DO CICLO I Classificação Proposta de ensino. Objetivo Implementar um trabalho pedagógico lúdico, viabilizando aulas mais dinâmicas e utilizando diferentes espaços escolares no processo de ensino de língua inglesa para alunos do 2º ano do Ciclo I de uma escola municipal de Santos-SP com o intuito de tornar os conteúdos do plano de curso de inglês mais atraentes e envolventes para todos os alunos a fim de que haja um conhecimento mais significativo da língua inglesa. |
Orientador Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos Banca Prof. Drª. Graziela Pigatto Bohn (UNISANTOS) Prof. Drª. Abigail Malavasi (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES) |
03/12/18 |
ANDREIA APARECIDA MATTOSINHO | TÍTULO A SONDAGEM DA HIPÓTESE DE ESCRITA DOS ALUNOS EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: PROPOSTA DE TRABALHO COLETIVO. |
MATERIAL EDUCACIONAL PROPOSTA DIDÁTICA: SUGESTÕES DE COMO REALIZAR A SONDAGEM DE LEITURA E ESCRITA COM OS ALUNOS Classificação Proposta de Ensino Objetivo Apresentar proposta didática para a realização da sondagem de escrita, afim de contribuir para a compreensão da importância desse instrumento de avaliação do conhecimento dos alunos no processo de aquisição do sistema de escrita alfabético. |
Orientador Prof. Drª Abigail Malavasi (UNIMES) Banca Prof. Drª. Valéria Batista (PUC/SP) Prof. Drª Irene da Silva Coelho (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES) |
12/12/18 |
ANGÉLICA CARREIRA BELA ALVES | TÍTULO NARRATIVAS DE SUSPENSE NO ENSINO FUNDAMENTAL II – RODAS DE LEITURA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS |
MATERIAL EDUCACIONAL Objetivo |
Orientadora Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES) Banca Prof. Drª. Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara (UNIP) Prof. Drª. Renata Barrocas (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES) |
09/04/18 |
CARLA BAZILIO DE SOUZA | TÍTULO ESTOU AQUI PARA APRENDER, DESENHAR É COISA DE CRIANÇA! PRÁTICAS DOCENTES DE ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
MATERIAL EDUCACIONAL RELEITURAS DA VIDA Classificação Proposta de Ensino Objetivo Objetivo Geral Propor o projeto “Releituras da vida”, destinado a professores de arte, das escolas públicas da Baixada Santista, de forma a tornar as aulas mais significativas para a formação do aluno em Arte, como um processo projetivo, dinâmico e criativo tornando-o confiante e transformador enquanto ser humano existente na vida escolar e social. Objetivos Específicos Promover reflexão e instrumentalizar os docentes mediante abordagens que os façam perceber a realidade e expectativas vividas pelos alunos. Realizar propostas de aulas dinâmicas, que possibilitem aos novos olhares as imagens e releitura da arte no cotidiano e, neste sentido, contar com a interdisciplinaridade como uma grande aliada no percurso. Levantar ideias para os professores utilizarem no processo de desenvolvimento da criatividade dos alunos na EJA. Identificar por meio dos artistas locais da Baixada Santista um novo olhar do aluno para a Arte aprendida na escola e a identificada na rua, fazendo com que ele seja capaz de relacionar a sua história de vida com a biografia do artista. |
Orientadora Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES) Banca Prof. Dr. Hélio Alves (UNISANTOS) Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Thiago Simão Gomes (UNIMES) |
27/03/18 |
ELIANA APARECIDA MIRANDA PAULO | TÍTULO A GESTÃO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: TRILHANDO OS CAMINHOS NO MUNICÍPIO DE SANTOS |
MATERIAL EDUCACIONAL GESTÃO EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – GETI Objetivo Objetivo Geral Capacitar, tecnicamente e cientificamente, a formação de profissionais especializados em Educação tendo como eixos integradores as políticas públicas em Educação Integral, gestão escolar, formação integral, legislação, aplicação de recursos financeiros enviados direto á escola. Em termos de perfil de egresso, pretende-se capacitar e qualificar especialistas de educação I e especialista de educação II, pertencentes ao quadro dos funcionários do município de Santos, ao exercício profissional da gestão escolar na perspectiva da Educação Integral. Objetivos específicos a) Proporcionar a formação de especialista I e especialistas II do quadro de funcionários da Prefeitura de Santos com sólida formação em gestão escolar, na perspectiva da Educação Integral; b) possibilitar aos especialistas I e II uma formação profissional dotada de competências e habilidades que lhe permitam o pleno cumprimento de sua responsabilidade perante a sociedade, por meio da compreensão, reflexão, interpretação e aplicação das normativas da Educação Integral; c) desenvolver, nos gestores, a capacidade de assimilação da cultura e dos objetivos organizacionais e ambientais, além de instrumentalizá-los a atuar perante uma escola situada em uma sociedade globalizada e em constantes transformações. |
Orientadora Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES) Banca Prof. Drª. Elisabete Ferreira Esteves Campos (METODISTA) Prof. Drª. Mariângela Camba (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Elisete Gomes Natário (UNIMES |
19/04/18 |
ÉRICA STACHERA | TÍTULO PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LINGUAGEM GRÁFICA E CARTOGRÁFICA PARA O PROFESSOR DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
MATERIAL EDUCACIONAL FORMAÇÃO CONTINUADA EM HTPC: O ENSINO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA – ANOS INICIAIS – ENSINO FUNDAMENTAL Classificação Material Instrucional Objetivo Objetivo Geral Elaborar uma proposta de formação continuada em ensino de Cartografia Escolar para o pedagogo que atua no 3º ano do Ciclo I de uma Escola Municipal do município de Peruíbe – SP. Objetivos Específicos Caracterizar o ensino de Geografia com relação ao desenvolvimento da linguagem cartográfica; Analisar o material didático utilizado pela escola para o ensino de Cartografia Escolar; Descrever a proposta metodológica atual para o ensino de Cartografia Escolar no 3º ano do Ensino Fundamental; Investigar o conhecimento do professor pedagogo em relação a linguagem cartográfica. |
Orientadora Prof. Drª. Renata Barrocas (UNIMES) Banca Prof. Dr. Clézio dos Santos (UFRRJ) Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Elisete Gomes (UNIMES) |
30/08/18 |
FÁTIMA APARECIDA MARINHO COELHO | TÍTULO EXPANDINDO HORIZONTES: A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA |
MATERIAL EDUCACIONAL VIAJANDO ATRAVÉS DAS INTELIGÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO POR PROJETOS DE LÍNGUA INGLESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Classificação Proposta de ensino Objetivo Com base na teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, apresentar atividades diversificadas e interdisciplinares de língua inglesa que estimulem as diversas inteligências dos alunos 5º ano do Ensino Fundamental e que sirvam de fio condutor para novas propostas que alcancem um número maior de inteligências. |
Orientador Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos Banca Prof. Drª. Graziela Pigatto Bohn (UNISANTOS)Prof. Drª. Abigail Malavasi (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES) |
16/08/18 |
IVANA CORRÊA DE SOUZA FAOUR | TÍTULO O DIRETOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO |
MATERIAL EDUCACIONAL A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR Classificação Proposta de Ensino: mídias educacionais. Objetivo Objetivo geral: Propiciar a reflexão acerca do papel do diretor escolar na formação dos professores na escola, de forma a superar um modelo naturalizado de diretor escolar como figura de poder e representante das instâncias superiores.Objetivos específicos: Refletir sobre a formação continuada em serviço como possibilidade de valorização do saber docente. Refletir sobre a gestão escolar como espaço de contradições e possibilidades. Reconhecer o diretor escolar como agente de mudanças no espaço educativo. |
Orientadora Prof. Drª. Mariângela Camba Banca Prof. Drª. Adriana Rocha Bruno (UFJF) Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Elisete Gomes (UNIMES) |
09/04/18 |
IVANILDE LOURENÇO PASSOS | TÍTULO MÚSICA E MOVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A construção de um olhar crítico por meio da sensibilização e vivência dos processos de criação |
MATERIAL EDUCACIONAL MÚSICA E MOVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR CRÍTICO POR MEIO DA SENSIBILIZAÇÃO E VIVÊNCIA DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO Classificação Curso de Formação de ProfessoresL Objetivo Estruturar encontros de sensibilização, prática e processos criativos em música e movimento para professores do Ensino Fundamental a fim de ressignificar as linguagens artísticas no cotidiano do professor, fazendo emergir seu potencial criativo. |
Orientador Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos Banca Prof. Dr. Paulo César Carneiro Lopes (UNIBRASIL) Prof. Drª. Abigail Malavasi (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES) |
26/03/18 |
IZABELLA CUSTÓDIO DIAS | TÍTULO MATERIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIGITAL DE SANTOS – CONSIDERAÇÕES À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
MATERIAL EDUCACIONAL MATERIAL INSTRUCIONAL DE APOIO PRA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Classificação Material instrucional Objetivo Confeccionar um material textual online para professores que norteie a prática de atividades, estratégias e fundamentos, para as aulas das diversas disciplinas da Educação de Jovens e Adultos, alicerçado na teoria da Aprendizagem Significativa. Objetivos Específicos Propor a reflexão acerca da produção de material das aulas do EJA junto ao corpo docente da Educação de Jovens e Adultos; Rever fundamentos, práticas e estratégias para a elaboração das aulas embasadas nos conhecimentos prévios dos alunos; revisão de conteúdos já ensinados; elaboração de material potencialmente significativo com significatividade lógica e psicológica para os alunos; a utilização de estratégias tais quais organizadores prévios, mapas conceituais e diagramas V. |
Orientador Prof. Drª. Elisete Gomes Natário Banca Prof. Drª. Maurina Passos Goulart Oliveira da Silva (PUC/SP) Prof. Drª. Mariângela Camba (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Renata Barrocas (UNIMES) |
17/04/18 |
JUCELIA DA CRUZ | TÍTULO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FATOR MOTIVACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL |
MATERIAL EDUCACIONAL BLOG DESAFIO TECNOLÓGICO: TECNOLOGIA CONSCIENTE PARA TRANSFORMAR O MUNDO Classificação Mídias Educacionais Objetivo A escolha de um ambiente virtual – BLOG – ocorreu devido a sua capacidade de intercomunicação, o que “garante que, independentemente de onde as pessoas estejam elas possam se comunicar e trocar ideias, desenvolver projetos em conjunto, ir além da informação” (KENSKI, 2015, p. 431), em busca de uma aprendizagem ativa, colaborativa e em rede. O produto aqui proposto é resultado da pesquisa realizada durante o Curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes, promovido pela Universidade Metropolitana de Santos. A pesquisa buscou caminhos para uma prática pedagógica inovadora que promova, efetivamente, uma aprendizagem significativa capaz de facilitar a construção do conhecimento pelo aluno do Ensino Fundamental por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação – TIC. Para tal, investigou o uso das tecnologias de informação e comunicação como fator motivacional no ensino fundamental, pesquisando as práticas docentes promovidas por professores de três escolas públicas. |
Orientador Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares Banca Prof. Drª. Adriana Rocha Bruno (UFJF) Prof. Drª. Mariângela Camba (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Thiago Simão Gomes (UNIMES) |
09/04/18 |
MÁRCIO RODRIGUES DOS SANTOS | TÍTULO A PRÁTICA DA CAPOEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
MATERIAL EDUCACIONAL Material Pedagógico do Ensino Fundamental nos anos iniciais – Capoeira Classificação Proposta de Ensino Objetivo A pesquisa teve como finalidade objetivo demonstrar um programa realizado na Escola de Ensino Fundamental Anglo Santos, utilizando a prática da capoeira como ferramenta interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi aplicada uma metodologia de caráter qualitativo, dialogando com professores e familiares. Interessa-nos contribuir na defesa da ampliação das oportunidades do currículo, com ênfase na “descolonização de currículo”, por meio da inclusão e da valorização da cultura brasileira, como é o caso da capoeira. A partir da análise dos dados, apresento uma proposta para a facilitação da implantação da Lei 10639/03, ensinando a cultura afro-brasileira, seus legados de uma forma estimulante para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Acreditamos que o programa de mestrado contribui para formar profissionais para desenvolver pesquisas sobre o cotidiano de suas práticas e atuarem com autonomia, valorizando a relação ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar. |
Orientador Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider Banca Prof. Dr. Fabio Giordano (UNISANTA) Prof. Drª. Abigail Malavasi (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES) |
18/04/18 |
MARIA EMÍLIA ARAÚJO FRANÇA DE ABREU | TÍTULO DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA DOCÊNCIA PARA A ATUAÇÃO NO PROJETO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR |
MATERIAL EDUCACIONAL APD Digital – O seu e-book inclusivo Classificação E-book Objetivo Auxiliar os professores que já atuam no Atendimento Pedagógico, ou que gostariam de atuar, apresentando as experiências vivenciadas pelas professoras, seus anseios e suas dificuldades. |
Orientador Prof. Drª. Abigail Malavasi Banca Prof. Drª. Valéria Batista (PUC/SP) Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Thiago Simão Gomes (UNIMES) |
23/05/18 |
MARIA DE FÁTIMA SANTOS CONDE AMIEIRO | TÍTULO USO DO GÊNERO JORNALÍSTICO PARA ANÁLISE DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O EXEMPLO DE SANTOS,SP |
MATERIAL EDUCACIONAL VÍDEO EDUCATIVO SOBRE O AVANÇO DA VERTICALIZAÇÃO EM SANTOS Classificação Material instrucional Objetivo Geral Compreender o processo de verticalização em Santos nos últimos cinco anos sob a perspectiva de uma abordagem crítica no tocante a segregação espacial. Objetivo Específicos Selecionar textos jornalísticos, fotos e mapas sobre os impactos causados pelo avanço da construção civil, nos últimos cinco anos, nos bairros do Gonzaga, Marapé, Ponta da Praia e Areia Branca na Zona Noroeste. Utilizar a leitura de imagens de satélite do Google Earth para análise da transformação vertical na paisagem; Contextualizar a Geografia local, partindo da abordagem crítica e elencar as vantagens e desvantagens da construção civil na cidade; Elaborar como produto de intervenção uma exposição itinerante que apresente aos demais alunos da rede municipal a importância da análise geográfica da segregação espacial para a compreensão das transformações promovidas pelo impacto da construção civil. Elaboração de vídeo educativo que contemple a verticalização santista e seja discutido em conjunto com a exposição itinerante pelas escolas. |
Orientador Prof. Drª. Renata Barrocas Banca Prof. Drª. Elizabeth de Souza Machado Hess Prof. Drª. Regina Helena Tunes (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Elisete Gomes Natário (UNIMES) |
02/04/18 |
ONORIVAL DE ALMEIDA DOIN | TÍTULO LEITURA DE CONTOS E FÁBULAS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS – UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
MATERIAL EDUCACIONAL PROJETO INTERDISCIPLINAR – CONTOS E FÁBULAS Classificação Objetivo A partir das demandas de aprendizagem dos alunos, este projeto de ensino investiga as propostas de trabalho nas modalidades de leitura e compreensão textual a fim de proporcionar novas experiências de aprendizagem no estudo literário e formar sujeitos letrados. Os contos e fábulas africanos, indígenas e europeus oferecem ao aluno a possibilidade de entrar em contato com diferentes culturas, e o trabalho numa perspectiva interdisciplinar pode ser um caminho para ampliar a leitura, incentivar a pesquisa, desenvolver a compreensão textual e estimular a autonomia do aluno. Os professores num processo de mediação e de estratégias didático-pedagógicas estarão juntos para consolidar a aprendizagem dos alunos. |
Orientador Prof. Drª. Irene da Silva Coelho Banca Prof. Drª. Katya Laís Ferreira Patella Couto (IFSP) Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Abigail Malavasi (UNIMES) |
16/04/18 |
PAOLO CÍVITA | TÍTULO A PROVA BRASIL E OS REFLEXOS NAS PRÁTICAS DOCENTES |
MATERIAL EDUCACIONAL PROJETO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES COM FOCO À REFLEXÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA ClassificaçãoObjetivo |
Orientador Prof. Drª. Mariângela Camba Banca Prof. Drª. Francisca Eleodora Santos Severino (UNINOVE) Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES) |
19/03/18 |
PAULA FAUSTINO NETO | TÍTULO ” A PERCEPÇÃO DE DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 1° E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS |
MATERIAL EDUCACIONAL MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O PROFESSOR DE 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS HIPÓTESES DA ESCRITA Classificação Material instrucional Objetivo Elaborar e disponibilizar material instrucional online de atividades lúdicas para alfabetização de crianças a partir dos referenciais de Ferreiro e Ausubel. Objetivos Específicos Oportunizar aos educadores embasamento teórico e prático em relação ao letramento e aprendizagem significativa para o trabalho em sala de aula do 1º e 2º anos do ensino fundamental; Auxiliar professores em seu trabalho pedagógico com alunos que estão em processo de alfabetização, com propostas de atividades para cada hipótese da escrita; Contribuir para a aprendizagem significativa de alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental. |
Orientador Prof. Drª. Elisete Santos Natário Banca Prof. Dr. Fabio Giordano (UNISANTA) Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Renata barrocas (UNIMES) |
22/06/18 |
ROSÂNGELA FORTUNATO PRIETO | TÍTULO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DO DISCURSO À PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE SANTOS – SP |
MATERIAL EDUCACIONAL SETOR FORMATIVO PEDAGÓGICO: COMPARTILHAMENTO DE PLANOS DE CURSO E PLANEJAMENTOS ENTRE O SETOR FORMATIVO, PROFESSORES, EDUCADORES COMUNITÁRIOS E EQUIPE GESTORA DA UME Classificação Objetivo |
Orientador Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares Banca Prof. Drª. Maria do Rosário Abreu e Sousa (UNAERP) Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Thiago Simões Going (UNIMES) |
22/11/18 |
SIMONE SANTOS DO AIDO | TÍTULO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL – EJA DIGITAL SANTOS POR INTERMÉDIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
MATERIAL EDUCACIONAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O TRABALHO EM LÍNGUA INGLESA NA EJA DIGITAL SANTOS – CICLO II Classificação Sequência didática de História em Quadrinhos para o EJA Digital Objetivo O objetivo desta Sequência Didática é oferecer aos alunos da EJA Digital Santos – Ciclo II aulas diversificadas e diferentes das quais estão acostumados, uma vez que percebeu-se, durante o desenvolvimento da pesquisa, o interesse da maioria desses alunos pela maior exploração de recursos visuais nas aulas de Inglês do curso, além de dificuldades e desinteresse em relação à metodologia atualmente empregada.Pretende-se explorar os recursos disponíveis na plataforma virtual Moodle, além de outros encontrados na Internet, assim como o gênero discursivo e imagético Histórias em Quadrinhos para que os alunos se apropriem do mesmo e enriqueçam suas habilidades de leitura e escrita em língua estrangeira – Inglês, ampliem sua motivação e consigam melhores resultados no aprendizado dessa língua. |
Orientador Prof. Dr. Gerson dos Santos Tavares Banca Prof. Dr. Gazy AnDrªus (UEMG) Prof. Drª. Irene da Silva Coelho (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES) |
01/03/18 |
SUMAYA PIMENTA DE CASTRO | TÍTULO A ALFABETIZAÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NESSE PROCESSO |
MATERIAL EDUCACIONAL JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO COM ENFOQUE NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Classificação Jogos fonológicos Objetivo Introduzir, aprofundar e consolidar o desenvolvimento da consciência fonológica aliada à aprendizagem da língua escrita nos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental através de diferentes jogos destinados para a alfabetização, fazendo-os refletir sobre o sistema de escrita alfabético e socializando seus saberes com os colegas. |
Orientador Prof. Drª. Abigail Malavasi Banca Prof. Drª. Valéria Batista (PUC/PC) Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES) |
12/12/18 |
VALDIR FRANCISCO DA SILVA FILHO | TÍTULO O LIVRO DIDÁTICO E SUA RELAÇÃO DIALÉTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM |
MATERIAL EDUCACIONAL GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR PARA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO Classificação Proposta de Ensino Objetivo ObjetivoO objetivo desta investigação é procurar novas respostas para um velho problema: de que modo o livro didático responde às questões relativas à construção dos novos saberes. O trabalho busca compreender as relações entre escola, Estado e sociedade, sobretudo a partir de uma análise centrada nos caminhos que o livro didático tem feito ao longo de sua existência. O livro didático não é mero produtor das ideologias dominantes, mas responde as mudanças na produção histórica e nas concepções de ensino, contemplando diferenças teóricas e analíticas. O livro didático esteve aliado à promoção da cultura e da educação em massa ao longo do século XX, em paralelo com a emergência de novos governos e ideologias que vêm se transformando em processo de homogeneização cultural. Os pressupostos da produção didática devem permanentemente ser questionados. Nesse sentido, pesquisa busca avaliar, por meio da observação de participantes, o modo como os professores do Ensino Fundamental I utilizam os livros no cotidiano. Com isto, destaca-se a importância do produto final e os processos na elaboração do formato de guia do livro didático como um recurso que irá auxiliar professores no ambiente educativo. |
Orientador Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (PUC/PC) Banca Prof. Drª. Márcia Juliana Santos (Colégio Móbile) Prof. Drª. Elisete Gomes Natário (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Renata Barrocas (UNIMES) |
09/03/18 |
*1 De acordo com as orientações da Tabela 14, p.43 – Pontuação para Programas Profissionais e Acadêmicos
*2 De acordo com as orientações da Tabela 15, p.45 item 1 – Como classificar os materiais educacionais de mestrado profissional da Área de Ensino
RELAÇÃO DE DEFESAS PÚBLICAS DAS DISSERTAÇÕES E OS RESPECTIVOS PRODUTOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS EM 2018 – TURMA I
Mestre | Dissertação | Produto Material Educacional*1 |
Validado por Banca de Dissertação |
Data |
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JANICLEIDE FEITOSA MAIA SIMÕES | TÍTULO PARA ALÉM DAS REPRESENTAÇÕES DE INDISCIPLINA E DE CURRÍCULO: E AS CRIANÇAS COMO FICAM? |
MATERIAL EDUCACIONAL REFLEXÕES SOBRE O QUE SE ENTENDE POR INDISCIPLINA E A CONSTRUÇÃO DAS AÇÕES COLETIVAS NECESSÁRIAS. ClassificaçãoObjetivo |
Orientado Prof. Drª. Mariângela Camba Banca Profª. Drª. Daisy Inocência Margarida de Lemos (UNISANTOS) Profª. Drª. Elisete Gomes Natário (UNIMES) Suplente Prof. Drª. Luana Carramillo Going (UNIMES) |
28/09/18 |
LUCILENE COSTA RIBEIRO | TÍTULO A INFORMÁTICA EDUCATIVA E O GÊNERO FABULA COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO |
MATERIAL EDUCACIONAL UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE GÊNERO TEXTUAL FÁBUL, NA PLATAFORMA DIGITAL EDMODO Classificação Mídia Objetivo |
Orientador Prof. Dr. Gerson Tenório dos Santos Banca Prof. Dr. Paulo César Carneiro Lopes (Universidade Brasil) Prof. Drª. Abigail Malavasi (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider (UNIMES) |
19/02/18 |
VALÉRIO DA LUZ OLIVEIRA | TÍTULO DA ARTE RUPESTRE À ARTE URBANA: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTA |
MATERIAL EDUCACIONAL A ARTE URBANA BRASILEIRA Classificação Objetivo A elaboração do ambiente virtual do projeto “A Arte Urbana brasileira” propõe revisitar as principais obras brasileiras, com a finalidade educativa e cultural de manter viva a manifestação artística. Pretende ainda realizar, por meio de Abordagem Triangular, trabalhos com os alunos, relacionando a abordagem com a Arte produzida: o fazer artístico (técnicas de graffiti, materiais), a contextualização (realidade das pessoas inscritas, história de vida, percursos percorridos, cidade ou outras que eles criarem como sugestões) e a apreciação/leitura de imagens (leitura de graffiti da cidade, de artistas reconhecidos ou outras). |
Orientador Prof. Drª. Elisabeth dos Santos Tavares Banca Prof. Dr. Antonio Cesar Lins Rodrigues (USP) Prof. Drª. Ana Laura Ribeiro da Silva (UNIMES) Suplente Prof. Dr. Thiago Simão Gomes (UNIMES) |
26/03/18 |
*1 De acordo com as orientações da Tabela 14, p.43 – Pontuação para Programas Profissionais e Acadêmicos
*2 De acordo com as orientações da Tabela 15, p.45 item 1 – Como classificar os materiais educacionais de mestrado profissional da Área de Ensino