OBJETIVOS

Objetivo Geral: 

Formar professores e gestores pesquisadores que, a partir da vivência e da investigação sobre os desafios presentes nas práticas docentes, desenvolvam autonomia para elaborar, acompanhar, avaliar e orientar projetos de intervenção de ensino-aprendizagem e gestão escolar no Ensino Fundamental na perspectiva da educação emancipatória. Propõe-se, também, a contribuir para uma formação pós-graduada, em nível stricto sensu, de professor e gestor pesquisador com vistas a atender às necessidades locais e regionais da Região Metropolitana da Baixada Santista a partir de análise crítica da realidade nacional e internacional, na perspectiva da igualdade de oportunidades às crianças, jovens e adultos das escolas do Ensino Fundamental. 

Objetivos Específicos: 

  1. promover estudos sobre práticas docentes no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva problematizadora e reflexiva;
  2. contribuir para a análise crítica das práticas docentes no Ensino Fundamental a partir de estudos sobre métodos de ensino, currículo, avaliação no processo ensino-aprendizagem e organização escolar;
  3. produzir pesquisas sobre estratégias e recursos educacionais que possam induzir mudanças e inovações no ensino fundamental;
  4. favorecer a articulação das questões presentes no cotidiano das práticas docentes com os conhecimentos e metodologias científicas produzidas no meio acadêmico;
  5. desenvolver produção técnica (em suas diferentes expressões e possibilidades) a partir das pesquisas realizadas, buscando contribuir para o campo das inovações educacionais no Ensino Fundamental, privilegiando a interdisciplinaridade;
  6. fomentar um processo de retroalimentação, articulando práticas docentes, aprofundamento teórico científico, investigação e produção acadêmica;
  7. contribuir para intervenções pedagógicas comprometidas com as transformações necessárias para superação das desigualdades educacionais;
  8. incentivar a pesquisa, discussões em grupos interdisciplinares e interprofissionais, estimulando a criatividade como uma forma de promover uma vida profissional compromissada com uma educação mais justa e humana.